Serras de Fafe apresentado
O Rally Serras de Fafe vai ser disputado em 18 e 19 de Fevereiro. Volta a abrir o Campeonato Nacional de Ralis e pontua igualmente para Troféu Europeu de Ralis, Troféu Ibérico de Ralis, Taça de Ralis FPAK Terra.
Vai ser constituído por 12 provas especiais de classificação e tem partida e chegada em Fafe, que há 30 anos acolhe esta prova.
O Rally Serras de Fafe, primeira prova do Campeonato Nacional de Ralis 2017, foi no fim desta manhã (terça-feira, 31 de Janeiro), apresentado no Arquivo Municipal de Fafe.
Há 30 anos
Desde 1987 que Fafe recebe ininterruptamente uma prova do Campeonato Nacional de Ralis. Primeiro com organização da Secção Automóvel do Futebol Clube do Porto e a partir de 2009 com o Clube de Desportos Motorizados do Porto – DEMOPORTO.
Esta ligação de 30 anos, só é possível graças às condições excepcionais que os desportos motorizados, com os ralis em particular, encontram neste concelho, que faz deste desporto marca de diferenciação, apoiando claramente a modalidade.
Graças a este apoio foi possível inovar. Foi em Fafe que pela primeira vez se realizaram reconhecimentos com troços fechados no fim-de-semana anterior à prova. Foi igualmente nesta prova, que se iniciou a tradição das classificativas nocturnas, das super-especiais e não podemos esquecer que é em Fafe que são disputadas as mais famosas classificativas do Campeonato do Mundo de Ralis.
Hoje
O Rally Serras de Fafe pontua para Troféu Europeu de Ralis, Troféu Ibérico de Ralis, Taça de Ralis FPAK Terra e, claro, para o Campeonato Nacional de Ralis.
Mantendo a tradição de criar algo de novo em cada edição, este ano, um ano especial de 30º aniversário, vai ser realizada a Fafe Street Stage, no centro de Fafe no Sábado ao fim da tarde, que certamente vai ser mais um grande sucesso em termos de público, como foi nas edições passadas a especial nocturna do Confurco.
As inscrições estão ainda abertas, mas é de prever que novamente o Rally Serras de Fafe tenha uma lista de inscritos de luxo. Neste momento é já possível confirmar as presenças dos principais pilotos do Campeonato Nacional de Ralis, assim como contamos também que os pilotos estrangeiros, nomeadamente espanhóis que nos contactaram, confirmem a presença.
30º aniversário
Para comemorar as 30 edições de Campeonato Nacional de Ralis em Fafe, o DEMOPORTO vai promover uma serie de acções especiais, entre as quais se destaca a realização de uma encontro dos pilotos e navegadores que venceram a prova. Esta acção vai decorrer no Sábado, dia 11 de Fevereiro, em Fafe.
Programa e horário
Os reconhecimentos com classificativas fechadas vão decorrer no Sábado, dia 11 de Fevereiro, entre as 09.00 e as 18.00 horas. Os concorrentes estrangeiros, mas só estes, vão poder reconhecer os troços na quinta-feira, dia 16 de Fevereiro.
Lagoa vai ser o palco do teste de sexta-feira, entre as 09.30 e as 12.00 horas.
O Rally Serras de Fafe vai para a estrada no Sábado, dia 18 de Fevereiro, quando é disputada a primeira secção, sendo a segunda disputada no Domingo, dia 19.