Soltas Rali Terras d´Aboboreira 2023 – 2
Dia longo e “complicado” para o Clube Automóvel de Amarante, com dois acidentes / incidentes a colocarem à prova toda a organização.
No primeiro caso, no free pratice, o incidente com João Vinha, que bateu num poste de eletricidade deitado abaixo de forma involuntária por Rui Borges. Num local em que havia polícia, imediatamente o troço deveria ter sido parado, evitando-se que João Vinha, não vendo ninguém na estrada a mandar parar, tivesse acelerado pensando ser um pequeno tronco. Repetimos, este incidente não devia ter acontecido.
Já na primeira especial, foi Paulo Neto o azarado. Ao bater com a roda esquerda numa rocha, o piloto continuou por mais uma centena de metros. Porém, após um topo, já numa pequena reta a descer o carro guinou subitamente para a esquerda bateu na barreira acabando por capotar lentamente ficando sobre a lateral. O troço foi interrompido durante quase 50 minutos, mas prosseguiu após esta paragem.
É neste momento que se dá nova situação complicada. Entre a primeira e a segunda passagem, a organização não fez passar qualquer carro 0. Aliás, ainda o último carro da primeira passagem não tinha praticamente concluído o troço, já tinha arrancado para a segunda passagem o primeiro carro na estrada… sem que nenhum carro de abertura tivesse passado pelo meio. Conclusão: muito público, após a passagem do último concorrente, veio para a estrada ou de regresso aos seus carros ou para mudar de local.
Desportivamente foi um excelente dia, nomeadamente para Kris Meeke, que venceu os três troços de forma autoritária não deixando os seus “pergaminhos” por mãos alheias. O pódio do rali é totalmente internacional, com Marco Bulacia a perder apenas 6,4s e o outro jovem Alejandro Cachon a perder “só” 9,9s.
Entre os pilotos portugueses, os primeiros troços deixaram tudo em aberto. Se é certo que Miguel Correia leva para já a melhor (estando mesmo assim a 22,9s de Meeke), também é verdade que tem Ricardo Teodósio está logo atrás, a 1,38s, Bernardo Sousa a pouco mais de dois segundos e Armindo Araújo a pouco mais de 3 segundos. Um cenário de competitividade excelente para o segundo dia.