MundialWRC

Rovanpera às portas de uma vitória histórica

RALI DA FINLÂNDIA 2025

Kalle Rovanperä está prestes a conquistar uma vitória histórica em casa, depois de liderar a Toyota Gazoo Racing para um impressionante resultado de 1.º, 2.º, 3.º, 4.º e 5.º lugar no Secto Rally da Finlândia, este sábado.

O finlandês terminou a penúltima etapa do rali com uma vantagem confortável de 36,1 segundos, após uma tarde dramática em que os principais candidatos ao título da Hyundai sofreram desilusões idênticas. Thierry Neuville e Adrien Fourmaux caíram das posições de pódio após furos no pneu dianteiro direito — ambos na mesma especial — o que entregou o controlo total da classificação à Toyota.

Mais cedo, Rovanperä já tinha lidado com um furo na especial de Päijälä, na manhã de sábado, mas conseguiu chegar à assistência do meio-dia com uma vantagem de 14,7 segundos sobre Neuville, com Fourmaux apenas três décimos atrás. Mas o azar voltou a bater à porta da Hyundai quando ambos os pilotos sofreram falhas idênticas na repetição da especial de Västilä à tarde, caindo para sexto e sétimo lugares, respetivamente.

A vitória no domingo daria a Rovanperä o seu primeiro triunfo em casa, mas o jovem de 24 anos sabe que o trabalho ainda não está feito. Na época passada, ele e o co-piloto Jonne Halttunen capotaram quando lideravam, precisamente na penúltima especial. Agora, terão de enfrentar duas passagens pelo temido troço de Ouninpohja antes de poderem erguer o troféu.

“Foi um dia bastante importante para a equipa,” disse Rovanperä. “Tentei manter um bom ritmo. Obviamente, não havia necessidade de correr grandes riscos, mas quis continuar rápido para manter o ritmo para amanhã de manhã, porque sinto que vamos ter de andar depressa. Vai ser um dia decisivo.”

Takamoto Katsuta herdou o segundo lugar após o azar da Hyundai e está prestes a conseguir o seu melhor resultado desde o Rally da Suécia, em fevereiro. No entanto, o piloto japonês está sob pressão do oito vezes campeão do mundo Sébastien Ogier, que segue a apenas 6,8 segundos em terceiro. O próprio Ogier tem apenas 1,5 segundos de vantagem sobre o colega de equipa Elfyn Evans, com Sami Pajari a fechar o incrível top 5 da Toyota.

Evans está em posição de recuperar a liderança do campeonato, com Ott Tänak — atual líder dos pontos — fora do top 10. O estónio da Hyundai sofreu uma penalização de cinco minutos devido a um incidente com um comissário técnico na sexta-feira, estando agora focado apenas nos pontos do Super Sunday e da Wolf Power Stage.

Neuville e Fourmaux estão agora em modo de contenção de danos, a mais de um minuto de Pajari, com apenas 24,0 segundos a separar os dois frustrados pilotos da Hyundai.

“Amanhã vamos tentar somar alguns pontos, mas, obviamente, qualquer bom resultado e qualquer esperança no campeonato desapareceram,” lamentou Neuville. “Precisávamos de um bom resultado aqui, e isso já não vai acontecer.”

Mārtinš Sesks, da M-Sport Ford, também enfrentou problemas quando o embaciamento do para-brisas causado pela chuva o obrigou a parar durante dois minutos à beira da estrada na especial SS15. O atraso fez com que o letão caísse para 10.º, atrás dos colegas de equipa Josh McErlean e Grégoire Munster, ambos ao volante do Puma Rally1.

A grande final de domingo será centrada na lendária especial de Ouninpohja, que abre e encerra o dia. A famosa zona de Kakaristo acolherá as atividades finais do rali, incluindo a arena do rali, o reagrupamento e as celebrações no pódio.

CLASSIFICAÇÃO 2ª ETAPA
1º Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) 2h01m28.8s
2º Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +36.1s
3º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) +42.9s
4º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +44.4s
5º Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +59.2s
6º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +1m54.7s
7º Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +2m23.7s
8º Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) +3m28.3s
9º Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1) +4m27.9s
10º Mārtiņš Sesks/Renārs Francis (Ford Puma Rally1) +4m38.7s

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo