MundialWRC

Mestre Ogier com sorte e saber lidera no Paraguai

Sébastien Ogier protagonizou uma recuperação magistral para assumir a liderança do Rally do Paraguai depois de o seu colega de equipa Kalle Rovanperä ter enfrentado problemas na penúltima especial de sábado.

O oito vezes campeão do mundo começou o dia em quarto da geral, a 17,8 segundos do líder da noite anterior, Rovanperä, mas ofereceu uma verdadeira lição de rali táctico, terminando com 10,3 segundos de vantagem sobre Adrien Fourmaux à entrada para as quatro decisivas classificativas de domingo.

A recuperação de Ogier ganhou força ao longo de sábado, à medida que a sua aposta estratégica em levar apenas cinco pneus — contra os seis dos seus rivais — começou a dar frutos. A vantagem no peso ajudou-o a vencer quatro das sete especiais do dia, ultrapassando Fourmaux antes de herdar a liderança quando Rovanperä teve problemas.

Rovanperä tinha controlado o rali desde sexta-feira à noite e chegou a ampliar a vantagem na primeira metade de sábado, apesar de não estar totalmente satisfeito com a sua prestação ao volante do Toyota GR Yaris Rally1. Mas um furo na roda dianteira direita, a meio da longa classificativa de Artigas, arruinou-lhe o fim de semana e atirou-o para sexto da geral, a mais de dois minutos da liderança.

“Claro que é uma pena ver o teu colega de equipa ter um furo, e não é a forma como queremos assumir a liderança, mas parece que todos os da frente tiveram problemas, exceto o Elfyn [Evans],” disse Ogier.

“Desde o nosso furo ontem temos atacado sempre e aproveitado tudo ao máximo, por isso acho que podemos estar satisfeitos com isso. É bom termos conseguido recuperar até onde estamos agora, mas definitivamente ainda não acabou.”

Fourmaux segurou o segundo lugar no final do dia, apesar dos problemas de amortecedores nas duas últimas especiais, que dificultaram a sua capacidade de acompanhar o ritmo de Ogier. O piloto da Hyundai conseguiu manter-se no pódio apesar de “perder controlo do chassis e da aderência”.

Ott Tänak também assinou uma recuperação depois de ter começado o dia em segundo da geral, antes de cair para sexto devido a um furo na roda traseira esquerda na classificativa mais longa da manhã. O estónio recuperou posições durante a tarde para terminar em quarto, apenas 2,5 segundos atrás do líder do campeonato, Elfyn Evans.

O colega de equipa de Tänak na Hyundai i20 N Rally1, Thierry Neuville, ocupava a quinta posição, a apenas 7,7 segundos, seguido pelos Toyota de Rovanperä e Sami Pajari, em sexto e sétimo, respetivamente.

Com os pilotos da M-Sport Ford, Josh McErlean e Grégoire Munster, a abandonarem os seus Puma Rally1 devido a danos de impacto, as equipas do WRC2 ocuparam o restante top 10. Robert Virves aproveitou os problemas de Nikolay Gryazin para liderar a categoria, em oitavo da geral, à frente de Yohan Rossel e Oliver Solberg.

O ueno Rally del Paraguay termina no domingo, com quatro especiais que totalizam quase 80 km de competição.

CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO DIA
1 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) 2h17m20.5s

2 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +10.3s

3 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +36.6s

4 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +39.1s

5 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +46.8s

6 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) +2m21.2s

7 Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +3m16.2s

8 Robert Virves/Jakko Viilo (Škoda Fabia RS Rally2) +5m30.8s

9 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2) +5m37.3s

10 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +5m38.0s

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo