EventosMundial

Volkswagen Polo WRC regressou à ação… (video)

Um dos carros mais bem sucedidos de sempre do mundial de ralis voltou à ação para celebrar os 50 anos do Polo e fazer também um vídeo de promoção da nova geração.

Três lendas, muita ação – e um olhar sobre o futuro: o Polo celebra o seu 50.º aniversário com todo o espírito desportivo num impressionante vídeo de drift. Nele, o Polo R WRC e o Polo R Supercar, com uma pintura Harlekin escolhida pelos fãs, bem como o elétrico Polo RX1e, mostram todo o seu potencial em derrapagens controladas. Nenhum outro senão Johan Kristoffersson acelera ao máximo em locais inesperados em redor da fábrica do Polo, na África do Sul. Mas, no final, até o Campeão do Mundo de Rallycross é ofuscado por um convidado surpresa.

Meio século de Polo. Cinquenta anos em que o pequeno Volkswagen alcançou grandes feitos – na estrada, no coração dos fãs e no desporto motorizado. Porque o Polo não é apenas um dos modelos mais conhecidos da marca, é também um dos mais bem-sucedidos. No dia a dia ou na competição, a sua marca é inconfundível – com inúmeros títulos no Campeonato do Mundo de Ralis e no Campeonato do Mundo de Rallycross. Agora, a lenda regressa em grande estilo: a Volkswagen apresenta o Polo R WRC e o Polo R Supercar da coleção Volkswagen Classic, juntamente com o Polo RX1e totalmente elétrico, como veículo convidado da equipa de competição KMS. O vídeo já pode ser visto nos canais globais de redes sociais da Volkswagen.

O vídeo mostra o trio em derrapagens de cortar a respiração e manobras impressionantes. “Nas nossas comunicações sobre o aniversário do Polo, queremos não só olhar para o passado, mas também para o futuro e gerar entusiasmo pela marca Volkswagen. Por isso decidimos, de forma deliberada, apresentar a primeira aparição do ID. Polo de uma forma espetacular e surpreendente. Este vídeo representa tudo aquilo que é essencial no Polo: um pequeno automóvel capaz de grandes feitos e orientado para o futuro”, afirma Jens Katemann, Diretor de Comunicação da Marca Volkswagen e do Brand Group Core.

No vídeo cheio de adrenalina, o sueco Johan Kristoffersson assume o volante – e percebe-se de imediato que as manobras espetaculares são a sua especialidade: o sete vezes Campeão do Mundo de Rallycross da FIA e duas vezes Campeão do Gymkhana Grid conduz com mestria os potentes veículos de tração integral, executando derrapagens precisas nas mais variadas situações. “A rodagem foi um enorme prazer para mim. Foi uma experiência fantástica conduzir, um após o outro, os modelos Polo desportivos e levá-los ao limite – os seus caracteres são diferentes, mas todos se comportaram de forma igualmente excelente”, afirma Johan Kristoffersson, atualmente piloto de topo no Campeonato do Mundo de Rallycross da FIA.

Realizador de topo mostra também a casa do Polo

Os locais de filmagem não foram escolhidos ao acaso: Gqeberha, na África do Sul, é há muitos anos a casa do Polo, incluindo das unidades destinadas ao mercado europeu. As câmaras captaram cenas cativantes no porto, numa autoestrada encerrada no centro de Gqeberha, na pista de testes da Volkswagen e na fábrica da Volkswagen em Kariega.

A realização do vídeo esteve a cargo de Jon Richards. Com mais de 20 anos de experiência na indústria do cinema automóvel e vários anos como realizador do programa Top Gear, é considerado um dos mais influentes contadores de histórias deste género – e volta a demonstrá-lo com o vídeo de drift do Polo.

Veículos nas cores clássicas do Polo Harlekin

Os dois modelos Polo da 5.ª geração apresentam uma decoração especial: criada pelo conceituado designer Sean Bull, é uma homenagem ao icónico Polo Harlekin. Em abril, os fãs foram convidados a escolher entre quatro propostas e, numa votação online, selecionaram as cores clássicas do Harlekin: Ginster Yellow, Flash Red, Pistachio e Chagall Blue. Juntamente com os muitos elementos de competição, os veículos tornam-se verdadeiros pontos de atração.

Grande final com o futuro totalmente elétrico, o ID. Polo¹

No final, o vídeo de drift deixa uma mensagem clara. Surge então, de forma surpreendente, o sucessor totalmente elétrico: o novo ID. Polo é recebido pelos seus antecessores desportivos e entra em cena como o mais recente membro da família Polo – um novo e entusiasmante capítulo após 50 anos de sucesso.

Os carros de competição presentes no vídeo:

•          VW Polo R WRC – Utilizado no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA (WRC) a partir de 2013. O carro foi desenvolvido com base no Polo de quinta geração, equipado com um motor 1.6 turbo de 232 kW (315 cv) e tração integral. Quatro títulos consecutivos de pilotos com Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, bem como quatro títulos de construtores, fizeram dele o carro de ralis mais bem-sucedido da sua época.

•          Polo R Supercar – Desenvolvido a partir do carro do WRC para o Campeonato do Mundo de Rallycross da FIA (WRX). Está equipado com um motor 2.0 turbo com mais de 420 kW (570 cv) e tração integral. Em 2017 e 2018, Johan Kristoffersson conquistou com ele o título mundial de pilotos e a Volkswagen assegurou o título de equipas.

•          Polo RX1e – Carro de competição totalmente elétrico desenvolvido pela KMS para o Campeonato do Mundo de Rallycross da FIA. Dois motores elétricos entregam, em conjunto, 500 kW (680 cv) e 880 Nm de binário. Johan Kristoffersson conquistou o título mundial com o Polo RX1e em 2022 e 2023, tornando-o de imediato a referência da nova era elétrica do rallycross.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo