
O regressado Viana do Castelo Rally, agora sobre a batuta do Motor Clube de Guimarães, não foi propriamente um rali muito renhido do ponto de vista desportivo nas diversas lutas pelos primeiros lugarEs da geral e do Campeonato Norte.
Em termos absolutos João Barros (navegado por Jorge Henriques) não teve qualquer oposição, vencendo todos os troços, sempre por margem confortável, que lhe permitiu levar o moderno Skoda Fabia RS Rally2 à vitória, com uma vantagem 53,4s sobre Diogo Marujo, que apesar de alguns bons registos, nunca conseguiu importunar o seu adversário. A fechar as contas “absolutas”, no terceiro lugar ficou o espanhol Jorge Alonso, ao volante do seu Porsche, mas a mais de 1m45s do vencedor do rali.
Em termos de “regional” norte, o grande protagonista foi Marco Oliveira, que procurava a todo o custo uma vitória, para reduzir a vantagem de Tiago Silva nas contas do campeonato. Ao volante do seu Volkswagen Polo N5, Oliveira foi somando vitórias quase em todos troços, que lhe deu uma vantagem superior a 35s à entrada da sétima especial. Contudo, na 8º especial viria a sair de estrada o que acabou não só por cancelar a especial, como viria mesmo a desistir.
Quem aproveitou tamanha oferta foi Tiago Silva no Ford Fiesta R5. Com um rali uma pouco abaixo das expetativas, jogando sempre muito pela defesa, Tiago Silva acabou mesmo por subir ao primeiro lugar nas contas do Norte, o que lhe deu uma enorme vantagem pontual no campeonato, que muito dificilmente perderá.
Fazendo um rali muito consistente, Francisco Costa no Mitsubishi Lancer Evo VIII, viria a terminar no segundo lugar, num rali em que teve sempre na sua sombra o “super sónico” Rafael Cunha, num pequeno Ford Fiesta que viria a ficar no terceiro lugar no Norte, a apenas 5,8s do segundo lugar, mas melhor ainda foi a vitória nas duas rodas motrizes.
Neste particular, Rafael Cunha conseguiu impor-se sobre Mário Castro, no Renault Clio R3T, nomeadamente no início da segunda metade do rali, quando Castrou perdeu muito tempo no 5º troço, deixando o seu adversário com caminho livre para a vitória. Nas 2RM destaque ainda para o terceiro lugar de José Gil, em Ford Escort, que perdeu o segundo lugar no derradeiro troço para Mário Castro, ficando ambos separados por 0,1s.
VENCEDORES DE TROÇOS
Marco Oliveira (5), Tiago Silva (2)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Marco Oliveira (Pec 2 a 7); Tiago Silva (Pec 8)
CLASSIFICAÇÃO FINAL




