
O piloto português Rui Madeira realizou esta segunda-feira um teste de preparação com o Hyundai i20 Rally2 da CNR Competition, a poucos dias do Rally de Lisboa 2025, prova decisiva da Taça de Portugal de Ralis e pontuável para o International Iberian Rally Trophy, que se disputa nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.
A sessão, que totalizou cerca de 48 quilómetros cronometrados, teve como principal objetivo a adaptação de Rui Madeira e do navegador Nuno Rodrigues da Silva à nova máquina, recentemente vitoriosa no Constálica Rally Viseu Dão Lafões.
“Fizemos um teste com cerca de 48 km. Começámos por rodar com as afinações base deste Hyundai i20, utilizadas no Viseu Dão Lafões, e gostámos muito do comportamento do carro após várias alterações de set-up, barras estabilizadoras e mistura de pneus. Andámos sempre em piso seco”, explicou Rui Madeira.
O piloto, campeão do mundo de Produção em 1995, destacou a qualidade do conjunto técnico e a necessidade de adaptação à condução de um Rally2, sublinhando ainda a colaboração de Hugo Lopes, engenheiro e piloto que acompanha a equipa nesta fase.
“O carro tem uma travagem excelente e foi necessário mudar o chip para pilotar um Rally2. Tivemos a presença e o apoio do Hugo Lopes, um enorme piloto que me ensinou a tirar o ‘sumo’ deste carro. A nossa grande dúvida são as afinações para piso molhado, que parece ser a previsão para o fim de semana. Vamos tentar ainda realizar um pequeno teste em chuva, embora isso ainda não esteja decidido.”
Com o foco já na competição, Rui Madeira mantém ambição e realismo quanto às metas para o Rally de Lisboa.
“É óbvio que não temos muito ritmo e que nas primeiras PEC’s vamos pagar um pouco isso. No entanto, queremos andar desde o início entre os cinco primeiros e, se possível, terminar no pódio. Tudo dependerá das condições climatéricas e dos nossos adversários, que certamente estarão fortes. Agradeço aos nossos parceiros esta presença, sem esquecer a equipa CNR Competition, que muito nos irá ajudar.”
O teste foi importante na preparação da dupla Rui Madeira/Nuno Rodrigues da Silva para o regresso competitivo ao Rally de Lisboa, num projeto que conta com o apoio dos parceiros Esc Online, Emel, Oz Energia e Delta Cafés, e que representa a continuidade de uma ligação de paixão e profissionalismo ao desporto automóvel português.


