MundialWRC

Evans pode ser campeão no Japão

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS 2025

Elfyn Evans está à beira de conquistar o seu primeiro título mundial de ralis FIA (WRC), numa altura em que o campeonato ruma à Ásia para o FORUM8 Rally Japan (6 a 9 de novembro) — prova em casa da Toyota Gazoo Racing e penúltima ronda da temporada de 2025.

Depois de a Toyota ter assegurado o título de construtores no Central European Rally, todas as atenções estão agora voltadas para a luta interna entre os pilotos da equipa. Evans lidera os seus colegas Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä com 13 pontos de vantagem sobre cada um e pode, em teoria, garantir o campeonato já este fim de semana se conseguir superá-los por 23 pontos.

É uma tarefa ambiciosa, mas as sinuosas classificativas de asfalto japonesas têm fama de castigar o mais pequeno erro de concentração, e essa imprevisibilidade mantém o galês firmemente na luta. Evans persegue um marco pessoal importante e também mais uma vitória caseira para a Toyota, que tem dominado a época com quatro carros regularmente entre os cinco primeiros.

    “O Rally do Japão é sempre uma semana especial, por ser o evento em casa da TGR, e há uma atmosfera única”, afirmou Evans. “Não é uma prova fácil, com troços muito exigentes e técnicos, e nos últimos anos vimos condições bastante complicadas. Mesmo com piso seco, a margem de erro é mínima e qualquer pequeno deslize pode sair caro.”

Ogier e Rovanperä, vencedor das duas últimas provas em asfalto, estão igualmente determinados em levar a luta pelo título até à ronda final, na Arábia Saudita, ainda este mês.

Outro nome a seguir será o herói local Takamoto Katsuta. Terceiro classificado na edição de 2022, o piloto japonês da Toyota conhece bem as estradas de montanha de Aichi e Gifu e tudo fará para brilhar perante os apaixonados adeptos nipónicos.

A Hyundai Motorsport quer também terminar a época em alta. Ott Tänak mantém o quarto lugar da geral e ainda está matematicamente na luta pelo título, enquanto o campeão em título, Thierry Neuville, procura redenção após uma sequência de resultados difíceis desde o Rali do Chile. O francês Adrien Fourmaux conduz o terceiro i20 N Rally1 da equipa, enquanto Grégoire Munster e Josh McErlean alinham com Puma Rally1 da M-Sport Ford.

O FORUM8 Rally Japan conta com 20 classificativas de asfalto, totalizando mais de 300 quilómetros cronometrados. A ação arranca na tarde de quinta-feira com a super especial de Kuragaike Park, antes de as clássicas provas de asfalto japonesas de sexta-feira darem o tom para aquele que pode ser um fim de semana decisivo na luta pelo título de 2025.

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo