MundialWRC

Ogier vence no Japão com Toyota em destaque

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS 2025

Sébastien Ogier travou uma luta épica com Elfyn Evans durante todo o Rally do Japão, com o francês a arrecadar o máximo de pontos possíveis e a ficar a apenas três pontos do seu adversário na luta pelo título a uma prova do fim da temporada.

A Toyota terminou em grande a sua presença no Rally do Japão. Dos dez primeiros classificados, sete eram Toyota Yaris, colocando a marca japonesa três carros no pódio à geral e mais dois no pódio da WRC2.

Mantendo o enorme despique que vinham travando desde o primeiro troço, Ogier e Evans terminaram o Rally do Japão separados por 11,6 segundos, a maior diferença registada entre ambos ao longo de toda a prova. No derradeiro troço, a Power Stage, que Ogier venceu, Evans ficou a apenas 0,1 segundos do francês, o que demonstra que, em momento algum, os dois pilotos baixaram o ritmo.

Foi, sem dúvida, um rali memorável, sobretudo para Sébastien Ogier, que assim volta a vencer no Campeonato do Mundo de Ralis — a sexta vitória desta temporada — e deixa tudo em aberto na discussão do título na Arábia Saudita, última prova, que se realizará no final de novembro e será nova para os pilotos mundialistas.

A chuva persistente marcou as seis classificativas finais nas regiões de Aichi e Gifu, transformando as estradas de asfalto em verdadeiros rios. Evans iniciou o dia a 6,5 segundos de Ogier e parecia pronto para atacar, ao vencer a primeira especial de Nukata por 0,8 segundos. No entanto, o francês respondeu de imediato na classificativa seguinte, em Lake Mikawako, recuperando o controlo da prova.

Atrás dos dois líderes, o drama prosseguiu. Adrien Fourmaux, da Hyundai, que ocupava o terceiro lugar à partida para o último dia, saiu de estrada e embateu nas árvores, arrancando uma porta do seu i20 N Rally1 e sendo forçado a abandonar.

Evans manteve-se na perseguição, mas um susto na primeira das duas superespeciais de Okazaki — onde escorregou por um talude relvado antes de regressar à estrada — comprometeu o seu ritmo. Ogier, sem erros, ampliou a vantagem para 8,3 segundos e continuou a aumentar a diferença nas duas últimas classificativas, assegurando uma vitória incontestável.

“Foi obviamente um resultado perfeito”, afirmou Ogier. “Foi um fim de semana desafiante, especialmente com a chuva de hoje, que tornou tudo imprevisível. Parecia o início de um novo rali esta manhã, mas fizemos uma grande alteração de afinações no carro que funcionou logo muito bem. Parabéns à equipa — é incrível poder contar com este apoio. “Agora, seguimos para a próxima. Este fim de semana foi perfeito para nos aproximarmos tanto [de Evans], e espero que o último rali não seja uma lotaria.”

Sami Pajari, com uma ascensão difícil em 2025, conseguiu o seu primeiro pódio da temporada, num rali em que não voltou a ser muito rápido, mas sim consistente, o que lhe deu o pódio, atendendo aos azares e exageros de muitos dos seus adversários, nomeadamente de Adrien Fourmaux, neste derradeiro dia.

Apesar do quarto lugar de Ott Tänak (com um furo neste dia), a Hyundai leva do Japão zero pontos (sim, 0), pois o estónio não somava pontos para a equipa, e Neuville também ficou pelo caminho.

Quanto a Rovanperä, não mais recuperou do incidente do primeiro dia, passando totalmente ao lado deste rali, quando poderia — e deveria — ter sido protagonista nesta prova, terminando mesmo atrás do Ford de Grégoire Munster.

Oliver Solberg foi sétimo no seu Toyota GR Yaris Rally2, enquanto Alejandro Cachón garantiu o triunfo na categoria WRC2, superando Nikolay Gryazin. Jan Solans completou o top 10, depois de uma ligeira saída de estrada na penúltima especial que o fez cair atrás de Gryazin.

Houve ainda motivos para celebrar na categoria WRC3, com o jovem italiano Matteo Fontana, ao volante de um Ford Fiesta Rally3, a terminar em segundo lugar, resultado suficiente para conquistar o título mundial de 2025 da categoria.

VENCEDORES DE TROÇOS
Sébastien Ogier (10); Elfyn Evans (4); Takamoto Katsuta (3); Adrien Fourmaux (2); Kalle Rovanperä (1); Ott Tänak (1)

COMANDANTES SUCESSIVOS
Kalle Rovanperä (PEC 1); Sébastien Ogier (PEC 2); Takamoto Katsuta (PEC 3); Sébastien Ogier (PEC 4 a 20)

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 S. Ogier V. Landais Toyota GR Yaris Rally1 3:21:08.9
2 E. Evans S. Martin Toyota GR Yaris Rally1 +11.6
3 S. Pajari M. Salminen Toyota GR Yaris Rally1 +2:16.6
4 O. Tänak M. Järveoja Hyundai i20 N Rally1 +3:18.1
5 G. Munster L. Louka Ford Puma Rally1 +6:48.7
6 K. Rovanperä J. Halttunen Toyota GR Yaris Rally1 +7:01.5
7 O. Solberg E. Edmondson Toyota GR Yaris +9:35.5
8 A. Cachón B. Rozada Toyota GR Yaris +10:41.6
9 N. Gryazin K. Aleksandrov Škoda Fabia RS +11:36.2
10 J. Solans R. Sanjuan Toyota GR Yaris +12:26.0

MINDIAL DE CONSTRUTORES

1 Toyota Gazoo Racing World Rally Team 692
2 Hyundai Shell Mobis World Rally Team 464
3 M-Sport Ford World Rally Team 191
4 Toyota Gazoo Racing World Rally Team 2 145

MUNDIAL DE PILOTOS

1 E. Evans 272
2 S. Ogier 269
3 K. Rovanperä 248
4 O. Tänak 213
5 T. Neuville 166
6 T. Katsuta 111
7 A. Fourmaux 96
8 S. Pajari 94
9 O. Solberg 70
10 G. Munster 36

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo