MundialWRC

“Provavelmente a coisa mais louca que já fiz na minha vida”, Olivier Solberg

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS 2026

A Toyota saiu do Rallye de Monte-Carlo com um tremendo resultado, mas em que a vitória, de certa forma inesperada, de Olivier Solberg, acaba por ser o grande destaque do fim-de-semana, ao qual se junta um pódio totalmente nipónico.

“Vencer o Rallye Monte-Carlo é um resultado incrível e um sonho tornado realidade — provavelmente a coisa mais louca que já fiz na minha vida”, começa por dizer Solberg, após a sua segunda vitória aos comandos do Toyota GR Yaris Rally1… em duas provas!!!.

“Quero agradecer à equipa pela confiança em mim ao tornar-me piloto oficial. É o nosso segundo rali juntos e a nossa segunda vitória. A equipa tem trabalhado de forma excelente para me deixar confortável no carro, em todas as superfícies e condições. Quando as condições estavam traiçoeiras, tentei atacar na neve e no gelo, e penso que foi aí que consegui fazer a diferença. Um 1-2-3 para a equipa é também um início de época fantástico, especialmente a pensar no campeonato de construtores”, comentou um super feliz Oliver Solberg que entra no Mundial de Ralis de 2025 a fazer esquecer completamente um tal de Kalle Rovanpera.

Jari-Matti Latvala (Team Principal)
“Ter três das nossas equipas a ocupar o pódio no Rallye Monte-Carlo é algo muito especial. É o rali mais difícil do campeonato e esta edição foi extremamente dura. As condições foram terríveis em alguns troços, e confesso que, desta vez, ainda bem que não estava a conduzir. Tendo em conta o quão exigente foi, penso que a equipa fez um trabalho incrível para tornar este resultado possível. É fantástico termos um novo vencedor desta prova, o Oliver Solberg, cuja prestação foi incrível frente a pilotos mais experientes. Teve alguns momentos, como a maioria dos pilotos, mas para ganhar este rali é preciso tanto sorte como talento — e este é um início incrível para ele com a nossa equipa.”

Akio Toyoda (Presidente da TGR-WRT)
“Oliver e Elliott, parabéns pela vitória! Nunca pensei que pudesse voltar a dar-vos os parabéns tão cedo. Fico muito feliz por termos companheiros de equipa tão fiáveis a juntarem-se à família TOYOTA GAZOO Racing WRT.
Quero também agradecer a Elfyn/Scott e a Seb/Vincent por garantirem um resultado de 1-2-3 nesta prova de abertura da época. Como pilotos que também querem vencer, tenho a certeza de que Elfyn e Seb sentiram alguma frustração, mas agradeço-lhes sinceramente por conduzirem sempre com tanta consistência e por apoiarem a equipa.
Fico igualmente contente por termos tido novamente o Jari-Matti no local como Team Principal, pela primeira vez após algum tempo. Ele costuma dizer: ‘Quero ser piloto! Quero conduzir!’, mas ouvi dizer que desta vez brincou ao afirmar: ‘Ainda bem que sou o diretor de equipa e não piloto.’ Isto mostra bem o quão duras foram as condições deste Monte-Carlo, ao ponto de fazerem o Jari-Matti sentir assim.
Quero agradecer a todos na equipa por alcançarem os melhores resultados possíveis em estradas e condições tão difíceis. Acredito que vamos enfrentar muitas situações complicadas ao longo da época. Vamos continuar a criar carros cada vez melhores, em todo o tipo de estradas.”

Elfyn Evans
“Este é um resultado fantástico para a equipa e os meus parabéns ao Oliver e ao Elliott por uma prestação extraordinária. Claro que teria sido bom lutar pela vitória, mas simplesmente não tivemos o necessário para os acompanhar este fim de semana. Foi, sem dúvida, o Rallye Monte-Carlo mais difícil da minha carreira. Já houve outros complicados, mas penso que a combinação de tudo tornou este um fim de semana particularmente exigente. Mesmo hoje não houve descanso das dificuldades, e terminar com bons pontos no domingo é positivo para nós.”

Sébastien Ogier
“Sinceramente, fico contente por terminar este rali tão exigente com um lugar no pódio. Claro que aqui no Rallye Monte-Carlo estou habituado a estar no degrau mais alto, mas o Oliver esteve fantástico este fim de semana e merece plenamente a vitória — parabéns, amigo. É bom para o campeonato termos alguém novo e fresco a ganhar ralis, e estou ansioso por lutar mais vezes com ele no futuro. Garantir os três primeiros lugares para a equipa é outro arranque de época muito positivo, por isso hoje estou a sorrir.”


Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo