Novikov lidera segundas linhas
(POR CARLOS SILVA)
Composto por apenas duas especiais que totalizavam 73,75 kms em troços cronometrados – qual tragédia grega, a sexta prova pontuável para o WRC (O Rali da Grécia) teve um início deveras complicado para os ditos pilotos “n.º1” das três principais equipas que disputam o mundial.
Logo nos primeiros metros de prova, Mads Ostberg (Ford Fiesta RS WRC) teve um furo perdendo 3m16,seg para o mais rápido, Novikov. Pouco depois o líder do Mundial Sebastien Ogier (VW Polo R WRC), foi obrigado a abandonar a prova, devido a avaria na bomba de gasolina do seu VW Polo R WRC, regressando amanhã ao rali ao abrigo das regras Rally 2. E como não há duas sem três, seria a vez da Citroën ver igualmente o seu “ponta-de-lança” Mikko Hirvonen, a se atrasar em quase 6 minutos por avaria na direcção assistida no seu DS3 WRC…
Com tudo isto, o piloto russo Evgeny Novikov (o 3.º mais rápido na Qualifying Stage) dá uma “sapatada” em toda a concorrência no seu Ford Fiesta RS WRC, traduzida em 20,6 seg. para Daniel Sordo (Citroën DS3 WRC). Ao repetir a vitória no segundo troço, o piloto russo aumentou para 30,3 seg. para o piloto espanhol, de longe a sua melhor “performance de entrada” da temporada. A apenas 8,8 seg. da segunda posição situa-se Jari-Matti Latvala (VW Polo R WRC).
Ao ser apenas o 9.º mais rápido na Q.S., o finlandês queixou-se de alguns problemas no travão do carro alemão e de a sua posição à partida não ser à ideal. Uma luta muito interessante de seguir no dia de amanhã. Thierry Neuville é o quarto da geral no segundo Ford Fiesta RS WRC da M-Sport (a 51,1 seg.), estando “ensanduichado” entre dois VW, já que Andreas Mikkelsen lhe precede a 23,5. seg., onde a sua caixa de velocidades revelou igualmente alguns problemas.
Queixando-se de ter rodado atrás do pó do Citroën de Hirvonen no primeiro troço e de um barulho estranho surgido no diferencial do seu Ford Fiesta no seguinte, Nasser Al-Attiyah ocupa uma positiva 6.ª posição a 1m32,9 seg. de Novikov. Martin Prokop (Ford Fiesta) é o melhor privado em prova a mais de dois minutos e meio da liderança e Khalid Al Qassimi está já a mais de 3 minutos dos primeiros. Depois do furo que o atrasou bastante, Mads Ostberg ocupa a 9.ª posição a 3m30,1 do seu colega de equipa. Robert Kubica (Citroën DS3 RRC) ocupa o último lugar pontuável sendo o melhor na WRC-2. Mikko Hirvonen ocupa a 17.ª posição.
LÍDERES DO RALI:
Evgeny Novikov (Pec 1 e 2)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Evgeny Novikov (Pec 2)
CLASSIFICAÇÃO 1º DIA