Soltas ralis internacionais
(Por Carlos Silva)
Segundo uma notícia avançada hoje pelo site francês AUTOhebdo a Comissão do WRC já votou a favor da proposta de calendário para o próximo Campeonato do Mundo de Ralis WRC 2014. Segundo foi aprovado o calendário do WRC de 2014 constará 13 provas onde se assiste à saída do mítico Rally da Acrópole (Grécia) e a entrada do Rajd Polski (Rally da Polónia), que relembre-se foi pontuável para o Mundial de Ralis em 2009 e em algumas edições na década de 70.
Não foi apontada qualquer data da realização dos mesmos, que deverão ser anunciadas no início do próximo mês, ou seja na próxima reunião do Conselho Mundial da FIA. As provas tão desejados pelo presidente da FIA, como China e Brasil por enquanto ficam na “gaveta”.
Assim sendo, serão estas as 13 provas que constarão no próximo calendário:
-Rallye Monte-Carlo
-Rally Sweden (Suécia)
-Rally Guanajuato Mexico
-Vodafone Rally de Portugal
-Philips LED Rally Argentina
-Rajd Polski (Polónia)
-Rally d’Italia Sardegna
-Neste Oil Rally Finland
-ADAC Rallye Deutschland
-Coates hire Rally Australia
-Rallye de France-Alsace
-Rally RACC-Rally de Espana
-Wales Rally GB
Depois do divórcio de Michal Kosciuszko da equipa transalpina após o ultimo Rali da Argentina, a MotorSport Itália já anunciou que irá regressar com o seu MINI Countryman John Cooper Works ao WRC no próximo Rally da Austrália, com o piloto local Nathan Quinn. Segundo um Comunicado da equipa dirigida por Bruno de Pianto, o piloto australiano revelou: ” Certamente que caberá a mim “limpar” as estradas no primeiro dia de prova, mas gostaria de manter-me dentro do Top 10 nos dias seguintes. O meu objectivo é claramente terminar dentro dos 10 primeiros, mas o ideal seria ser nalgumas especiais um dos cinco mais rápidos (…). Aconteça o que acontecer é uma incrível oportunidade para mim”.
O irlandês Paul Nagle, habitual co-piloto de Craig Breen no Campeonato Europeu de Ralis, irá substituir o habitual co-piloto de Andreas Mikkelsen, Mikko Markkula, no próximo Rali da Austrália. Segundo avançou a Volkswagen Motorsport isto deve-se ao facto do co-piloto finlandês estar ainda a recuperar das lesões sofridas numa vértebra no ultimo rali da Finlândia.