Rali dos Patrocinadores promove a prova
A edição 2014 do Rali dos Patrocinadores, este ano designado Rali Sprint GAS/Special Sponsor Day, que vai para a estrada a 2 de fevereiro (domingo), nas estradas de asfalto de S. Romão do Coronado, no concelho da Trofa, assume um protagonismo inédito, ao implementar a nível local iniciativas pedagógicas e didáticas.
Esta iniciativa conta com a visita de pilotos a uma escola, para falar de segurança rodoviária e do desporto automóvel, e ainda acções do Champimóvel, o simulador móvel da Fundação Champalimaud que através de um show animado interactivo 4D tem como objetivo promover o interesse e a motivação dos jovens em idade escolar para a investigação científica.
Hoje de manhã (quarta-feira), os pilotos José Pedro Fontes e Gonçalo Gomes deslocaram-se à Escola EB 2/3 de S. Romão do Coronado, para um encontro com os alunos, que puderam não só ver e “sentir” um carro de ralis (Subaru Impreza STI) presente no local, como ainda desfrutar das emoções de viver a competição “ao vivo” proporcionadas pelos dois simuladores da GT Competizione, empresa do Porto, colocados à sua disposição. José Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de S. Romão do Coronado, foi o anfitrião de uma sessão em que os “professores” Fontes e Gomes deram conselhos em matéria de segurança rodoviária e não só, respondendo à natural curiosidade dos jovens em torno de questões relacionadas com o desporto automóvel, numa “aula” tão diferente e interessante quanto dinâmica.
Sábado e domingo próximos, o Champimóvel vai estar em frente à estação ferroviária de S. Romão do Coronado, para a realização de diversos shows. Durante cerca de 20 minutos, a personagem Champi leva a plateia instalada no simulador a fazer uma viagem através do corpo humano, começando por apresentar o mecanismo da visão, seguindo-se a célula, o seu material genético, a acção dos vírus, a terapia genética, para terminar com as investigações recentes em células estaminais e nanotecnologias.
O Rali dos Patrocinadores, que abre a temporada de 2014 de provas realizadas sob a égide da FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting), admite todos os veículos que cumpram os requisitos de segurança (cintos de quatro apoios, arco de segurança e extintores), sendo obrigatória para pilotos e navegadores a respetiva licença desportiva. As inscrições para este rali que nasceu em 2012 com o propósito de permitir aos patrocinadores viverem por dentro as emoções de uma prova de estrada, terminam no dia 30 de janeiro.
A estrutura da prova delineada pelo GAS é bastante simples, já que não tem mais do que uma extensão total de 56,31 quilómetros, dos quais 14,16 correspondem às quatro classificativas: duas passagens por S.Romão (3,7 km) e por S.Mamede (3,38 km).
Entre as participações já asseguradas de pilotos do Campeonato Nacional de Ralis, e não só, destaca-se a de João Barros, com o novo Ford Fiesta R5.
PROGRAMA DO RALI DOS PATROCINADORES
SÁBADO (1 de fevereiro)
Verificações Técnicas e Documentais 09h00/11h15
DOMINGO (2 de fevereiro)
Partida (Junta de Freguesia de S.Romão do Coronado) 13h30
PEC 1 – S. Romão 1 (3,7 km) 13h51
PEC 2 – S. Mamede 1 (3,38 km) 14h14
Reagrupamento (S.Romão de Coronado) 14h36
Partida 14h51
PEC 3 – S.Romão 2 15h31
PEC 4 – S.Mamede 2 15h54
Parque de Assistência (S.Romão do Coronado) 16h33
Pódio (Parque da Estação de S.Romão de Coronado) 17h00