Pita troca Liepaja por Irlanda
Renato Pita irá marcar presença no Circuit of Ireland, prova que faz parte do FIA European Rally Championship, e que terá lugar em Belfast, entre 17 e 19 de Abril.
A participação nesta prova anula a participação de Renato Pita, o único piloto português a competir neste exigente campeonato, no Rally Liepäja, que terá lugar na Letónia, já no final deste mês. Esta alteração prende-se exclusivamente com uma opção estratégica do piloto. “Quando apresentei o projeto desportivo para este ano indiquei o rali da Letónia, cujo grande aliciante estava relacionado com a possibilidade de fazer o meu primeiro rali na neve. Porém, há muito tempo que existia a possibilidade de marcar presença na Irlanda. Não se trata de uma decisão repentina. Foi uma decisão ponderada. Trata-se de uma prova mais mediática e não escondo que o facto de existirem muitos portugueses na Irlanda foi algo que pesou igualmente nesta escolha”, justifica Renato Pita.
Esta não é a única mudança no plano desportivo de Renato Pita. A Federação Internacional do Automóvel decidiu, para já, anular o Sibiu Rally Romania, que iria decorrer na Roménia, de 27 de fevereiro a 1 de março, devido a condições climatéricas bastante adversas. O organismo que rege o desporto automóvel está a ponderar a escolha de uma nova data, ou de um formato alternativo, para o rali.
Apesar do imprevisto, Renato Pita irá continuar a aperfeiçoar o seu Peugeot 208 R2, com o objetivo de alcançar os melhores resultados. “São coisas que acontecem e que não conseguimos controlar. Irei continuar a preparar-me da melhor forma para obter bons resultados. É só nisso que estou concentrado”, conclui o piloto.