WRC

Ogier erra, Latvala na frente

latvala(POR RICARDO NASCIMENTO)

O Rally Deutschland foi hoje para a estrada para se disputar o primeiro dia competitivo do evento alemão que só tem vitórias por parte da Citroën, desde que ingressou no WRC.

Ogier e Latvala estiveram o dia em grande luta pela liderança mas, com o francês sempre na frente até ao derradeiro troço. Essa mesma especial teve um atraso de 37 minutos antes do seu inicio e após os primeiros 7 quilómetros, Sébastien Ogier despistou-se nas vinhas e foi parar a uma estrada que não fazia parte do troço, nem tinha saída. Voltou a encontrar a estrada certa mas, com o tempo perdido, optou por abandonar. Com este erro, Jari-Matti Latvala assumiu a liderança, quando tinha 5,5s de atraso para Ogier.

Para quem tem pouca experiência em pisos de asfalto com o DS3, Kris Meeke está de novo atrás dos melhores Volkswagen, ou melhor, atrás do líder do rally após o erro de Ogier. O piloto britânico já tem 37s de atraso para Latvala mas, perdeu algum tempo no primeiro troço depois de fazer um pião dar um toque de traseira.

Dani Sordo perdeu algum tempo esta manhã ao apanhar a estrada muito suja, devido à sua ordem de partida. No entanto, o espanhol foi melhorando à tarde e conseguiu mesmo ascender à terceira posição no derradeiro troço, estando apenas a 5,6s de Meeke.

Andreas Mikkelsen chegou a passar pela terceira posição mas, perdeu algum tempo ao danificar uma jante do Polo no terceiro troço, estando na quarta posição 3s de Sordo.

Depois do aparatoso acidente ontem no shakedown, Thierry Neuville começou o dia com problemas nas suas notas e também nos travões do Hyundai. à tarde, o belga melhorou os seus tempos e conseguiu subir até à quinta posição.

Mikko Hirvonen ou o Ford Fiesta RS WRC, não estão a conseguir tempos competitivos nos troços alemães. O finlandês esteve sempre na sétima posição e acabou por ser ultrapassado no derradeiro troço por Neuville.

Elfyn Evans esteve ao ritmo do seu colega de equipa e por vezes até mais rápido. O jovem britânico foi melhorando o seu ritmo ao longo do dia e já se encontra a 5,2s de Hirvonen, na sétima posição, depois de ter ultrapassado Mads Østberg no último troço do dia.

Os campeonatos secundários do WRC também estão muito competitivos nesta edição do Rally Deutscland, tanto no WRC2, como no WRC3.

Sébastien Chardonnet começou por liderar o WRC2 mas, no último troço da primeira secção, o DS3 R5 do francês ficou sem direção assistida, perdendo mais de 2 minutos.
Bernardo Sousa já vinha a ganhar tempo a Chardonnet pois, encontrava-se em terceiro a 5,8s do francês após o segundo troço. Sousa venceu o terceiro troço no WRC2 e passou para a liderança, posição essa que manteve até ao final do dia mas, ainda apanhou dois sustos nos dois últimos troços com ligeiros toques.

Pontus Tiedemand também se destacou e tem sido a sombra de de Sousa desde o terceiro troço, estando na segunda posição a 4,2s do madeirense.
Julien Maurin deu um pequeno toque, seguido de um pião no primeiro troço mas, o campeão francês recuperou algumas posições e já se encontra na terceira posição, depois de ter passado Nasser Al-Attiyah no último troço do dia.

No WRC3, o local Christian Riedmann liderou durante a primeira secção mas, na assistência, foi necessário trocar a caixa de velocidades e acabou por penalizar 20s e perder a liderança para Stéphane Lefebvre. No entanto, o jovem estreante Eric Camilli que faz apenas o seu 16º rally, passou para a frente do WRC3, terminando o dia com 8,3s de vantagem para Lefebvre.

Já no trofeu DMACK, Quentin Gilbert entrou ao ataque mas, o piloto das Canárias Yeray Lemes passou para a liderança logo no segundo troço e acabaria por ficar sem luta pois Gilbert abandonou um pouco depois. A segunda posição está nas mãos de Tom Cave, seguido de Ghislain de Mévius.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (3); Jari-Matti Latvala (3)

LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1 a 5); Jari-Matti Latvala (SS6)

DIA 1 ADAC RALLY DEUTSCHLAND
1. Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (FIN) Volkswagen Polo R WRC 59:36,8
2. Kris Meeke / Paul Nagle (GBR/IRL) Citroën DS3 WRC +37,0
3. Dani Sordo / Marc Martí (ESP) Hyundai i20 WRC +42,6
4. Andreas Mikkelsen / Ola Fløene (NOR) Volkswagen Polo R WRC +45,6
5. Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (BEL) Hyundai i20 WRC +53,1
6. Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (FIN) Ford Fiesta RS WRC +55,0
7. Elfyn Evans / Daniel Barritt (GBR) Ford Fiesta RS WRC +01:00,2
8. Mads Østberg / Jonas Andersson (NOR/SWE) Citroën DS3 WRC +01:01,9
9. Bryan Bouffier / Xavier Panseri (FRA) Hyundai i20 WRC +01:35,6
10. Martin Prokop / Jan Tománek (CZE) Ford Fiesta RS WRC +02:07,1
11. Dennis Kuipers / Robin Buysmans (NLD/BEL) Ford Fiesta RS WRC +03:19,6
12. Sam Moffett / James O’Reilly (IRL) Ford Fiesta RS WRC +03:44,7

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo