VW mostra o estudo do novo Polo
Uma amostra do que está para vir numa nova era de ralis: a Volkswagen mostra a sua visão sobre a próxima geração do Polo R WRC.
A FIA espera com o WRC um futuro promissor em 2017. Mais potente, mais rápido e mais espectacular – o Polo R WRC irá gerar cerca de 380 hp / 280 kW na sua próxima geração. Isso é cerca de 60 hp / 45 kW mais do que o carro atual (318 hp / 235 kW). Mais leve, mais largo e com mais liberdade aerodinâmica – os designers da Volkswagen têm produzido um novo conceito visual, aqui revelado em estudo do que será o Polo R WRC na próxima temporada.
Volkswagen tem vindo a desenvolver a terceira geração do Polo R WRC desde o Verão de 2015, quando a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou os novos regulamentos para o WRC. Tendo os principais componentes já testados com sucesso no chassi atual, o desenvolvimento do terceiro World Rally Car da Volkswagen entra agora na fase crucial.
“Os regulamentos de 2017 do WRC incluem muitas inovações técnicas espectaculares para o Campeonato do Mundo de Ralis”, disse o Diretor da Volkswagen Motorsport Jost Capito. “Os World Rally Cars do futuro vai incorporar toda a experiência que as equipes ganharam nos últimos anos. Eles serão consideravelmente mais dinâmicos, enquanto que, ao mesmo tempo mais seguros. Como de costume, estamos a trabalhar meticulosamente sobre o desenvolvimento da próxima geração do Polo R WRC. A chave, entre agora e o início da próxima temporada, é conseguir as melhores condições possíveis para permitir que o 2017 Polo R WRC possa ser tão bem sucedido quanto os seus dois antecessores”.
Cerca de 50 milímetros mais largo, 25 quilos mais leve, e cerca de mais 380 hp / 280 kW são os dados fundamentais do Polo de 2017. O aumento no desempenho de cerca de 60 HP / 45 kW é conseguido através do alargamento do restritor de ar de 33 mm, como é no presente, para 36 milímetros.
Além disso, o diferencial central electrónico pode agora ser utilizada para a transmissão de potência. As mudanças mais visualmente impressionantes são a asa traseira maior e o spoiler dianteiro mais amplo. O comprimento mínimo do carro agora é 3.900 milímetros, enquanto que o peso mínimo é reduzido de 1.200 a 1.175 quilogramas.
Embora os novos componentes técnicos já foram aplicadas em vários testes, a aparência do Polo R WRC ainda vai mudar significativamente até o início da temporada no Rally de Monte Carlo, em janeiro de 2017.