CPRNacional

Açorianos arrasaram na abertura do CPR

CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS 2026

Não estando entre o lote dos principais favoritos à vitória, a verdade é que Rúben Rodrigues / Rui Raimundo, no Toyota GR Yaris Rally2, tudo fizeram para demonstrar que estavam no Rali Terras d´Aboboreira para vencer. O outro açoriano, Pedro Câmara, levou também para casa a vitória nas duas rodas motrizes.

Tirando a discussão do rali em termos absolutos, onde os pilotos do “júnior Team” da Toyota demonstraram as suas credenciais, com  Jasper Vaher (pilotaço de verdade) a dominar a prova na sua totalidade e Takumi Matsuhita a vencer a mesma devido a um engano no percurso do estónio, que acabou penalizado em três minutos, a realidade é que Rúben Rodrigues, desde que assumiu a liderança do rali entre os pilotos do CPR (na segunda especial), não mais largou o comando do rali para obter uma tremenda vitória, carregada de mérito e de rapidez, acabando por surpreender um pouco todos os seus adversários, naquela que foi a sua primeira vitória absoluta no CPR.

Aliás, esta vitória de Rúben Rodrigues, que apenas venceu uma especial ao longo de toda a prova, foi ainda mais valorizada pela pressão exercida sempre pelos seus adversários, nomeadamente Armindo Araújo, que foi o primeiro líder do rali, mas que ao longo da maioria das especiais parece nunca ter-se sentido confortável (para arriscar) um pouco por causa das afinações do Skoda. Resolvida essa questão, Araújo foi mais rápido do que Rúben Rodrigues nos três últimos troços, mas o Açoriano já tinha uma boa margem para gerir até final e conquistar a vitória.

Outro adversário de Rúben Rodrigues, foi Pedro Almeida. O piloto da Toyota foi cauteloso no início do rali, era sexto no final do primeiro dia, mas no segundo dia andou bem mais depressa, vencendo duas especiais e ficando em segundo em outras duas. Mesmo assim, na derradeira especial, num mano a mano com Armindo Araújo na luta pelo segundo lugar (ambos estavam empatados na classificação), Almeida ariscou, mas Armindo Araúo arriscou um pouco mais, arrecadando para si o segundo lugar e a vitória na Power Stage.

Com os três primeiros lugares muitíssimo bem entregues (7,1s separa-os), também Hugo Lopes, com o Hyundai, esteve na luta pelo pódio. Assinou ainda uma vitória num troço, mas na quinta especial viria a ficar fora de estrada depois de capotar o seu I20 N Rally2, ficando um amargo de boca, naquilo que estava a ser uma excelente prova.

Quem mais beneficiou com isso, foi José Pedro Fontes, que fez uma boa estreia no Lancia Ypsilon Rally2. Teve uma penalização de 10s, mas demonstrou que o seu “jovem” carro tem tudo para ser muito competitivo, acabando por ficar com o quarto lugar da geral, o que não deixa de ser muitíssimo positivo. Mesmo assim ainda teve quase sempre Pedro Meireles, no Skoda Fabia, a “morder-lhe os calcanhares” durante toda a prova, com os dois pilotos a andarem com ritmos muito semelhantes, como demonstra os dois segundos que separaram estes pilotos no final da prova. Diga-se que Fontes venceu entre os concorrentes ao Campeonato Masters.

Um pouco fora do rali esteve Ricardo Teodósio. Foi evidente que faltaram testes e uma melhor adaptação à condução do Citroen, mas o principal problema foi mesmo os travões no primeiro dia que condicionaram o andamento. Porém, no segundo dia, o melhor que conseguiu foi um sexto tempo à geral, e terminar a prova no sexto lugar.

A posição seguiu foi para Gonçalo Henriques, mas foi muito difícil ao jovem piloto mostrar andamento. O Hyundai no primeiro dia deu muitos problemas de transmissão e tração e no segundo dia o piloto ainda venceu o troço de abertura, mas sem o carro nas condições ideais a opção foi mesmo não arriscar nada e terminar a prova.

Prestações muito sólidas de Diogo Marujo, mas também de Guilherme Meireles e Henrique Moniz, este dois em estreia num Skoda Fabia Rally2.

Nas duas rodas motrizes, como se disse, a vitória foi para uma dupla açoriana. E que vitória!!! Na estreia com um Rally4, Pedro Câmara Jr esteve muitíssimo bem, mesmo acima das suas expetativas, pois não só venceu como dominou nas duas rodas motrizes, levando ainda as vitórias no Campeonato Júnior e na Peugeot Rally Cup Portugal e Ibérica. Melhor era impossível. Destaque ainda para um muito bom segundo lugar para Hélder Miranda, com Emanuel Figueiredo a ficar em terceiro.

Vitória ainda para Luís Caetano no Clio Trophy, enquanto Henrique Rodrigues, num Skoda Fabia N5, venceu nas contas do Campeonato Promo.

VENCEDORES DE TROÇOS (CPR)
Armindo Araújo (2); Hugo Lopes (1); José Pedro Fontes (1); Rúben Rodrigues (1); Pedro Almeida (2); Gonçalo Henriques (1)

COMANDANTES SUCESSIVOS (CPR)
Armindo Araújo (Pec 1); Rúben Rodrigues (Pec 2 e 8)

CLSSIFICAÇÃO FINAL CPR

PosPilotoNavegadorViaturaDif. Líder
1Rúben RodriguesRui RaimundoToyota GR Yaris Rally21h24m22s
2Armindo AraújoLuís RamalhoŠkoda Fabia RS Rally2+5.6
3Pedro AlmeidaAntónio CostaToyota GR Yaris Rally2+7.7
4José Pedro FontesInês PonteLancia Ypsilon Rally2+31.9
5Pedro MeirelesMário CastroŠkoda Fabia RS Rally2+33.9
6Ricardo TeodósioJosé TeixeiraCitroën C3 Rally2+1:15.1
7Gonçalo HenriquesInês VeigaHyundai i20 Rally2+1:29.3
8Diogo MarújoJorge CarvalhoŠkoda Fabia Evo Rally2+1:47.4
9Guilherme MeirelesPedro AlvesŠkoda Fabia Evo Rally2+1:54.6
10Henrique MonizJorge DinizŠkoda Fabia Evo Rally2+2:42.6
11Ricardo FilipeFilipe CarvalhoŠkoda Fabia Rally2+3:57.3
12Paulo NetoCarlos MagalhãesŠkoda Fabia RS Rally2+4:18.1
13Pedro CâmaraJoão CâmaraPeugeot 208 Rally4+8:19.2
14Hélder MirandaMariana MachadoPeugeot 208 Rally4+8:23.6
15Paulo CaldeiraRicardo FariaŠkoda Fabia Evo Rally2+8:37.0
16Emanuel FigueiredoRicardo PintoPeugeot 208 Rally4+9:22.5
17João RodriguesBruno CarvalhoPeugeot 208 Rally4+10:30.0
18Afonso SantosAlexandre RodriguesPeugeot 208 Rally4+10:51.1
19Nuno CoelhoRicardo CunhaPeugeot 208 Rally4+10:57.8
20Rafael CardeiraLuís BoiçaPeugeot 208 Rally4+12:05.4
21Pedro SilvaValter CardosoLancia Ypsilon Rally4+12:14.8
22Luís CaetanoDavid MonteiroRenault Clio Rally4/5+14:45.2
23Tiago PereiraFernando PereiraRenault Clio Rally4/5+20:49.2
24Cristiano GilRicardo SousaRenault Clio Rally4/5+26:58.0

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo