Breves Rali Cidade de Guimarães
O Rali Cidade de Guimarães marcará algumas estreias. Uma delas é o novo Clio R3T, que será conduzido por Ricardo Marques, que aliás estava para ser estreado em Fafe.
No domínio da ARC as novidades não ficam por aqui. José Monteiro, também conhecido por Aloísio Monteiro (navegou Miguel Campos e Manuel Inácio), estará ao volante de um Renault Clio R3. O piloto irá marcar presença nas provas de asfalto do nacional de Ralis.
As primeiras reações de alguns piloto à lista de inscritos não foram pacíficas. Um dos pilotos que já “protestou” com a organização e com a FPAK foi Joaquim Bernardes, atual Campeão nacional de Clássicos, que neste rali vai arrancar para os troços quase em último.
A convite do Targa Clube, Miguel Barroso conduzirá um dos carros 0, tendo a seu lado Júlio Sousa. “Vou aproveitar para tirar a ferrugem no sentido de preparar a próxima época que vai acontecer com um novo carro”, disse Miguel Barroso.
A Radio Alto Ave , de Vieira do Minho, emitindo na frequência FM 91.6 e com emissão on-line em www.radioaltoave.pt , vai acompanhar como habitual a par e passo todos os desenvolvimentos do Rally organizado pelo Targa.
Os 73 pilotos participantes no Rali Cidade de Gukmães vão plantar 30 árvores autóctones de médio porte, oferecidas pelo Município de Guimarães, antes do início da competição. A iniciativa decorrerá na sexta-feira, pelas 18:30 horas, junto do Multiusos, numa ação simbólica de responsabilidade ambiental que pretende contribuir para a redução da pegada ecológica, provocada pela emissão de carbono dos carros de competição. Numa parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães e o Targa Clube, em conjunto com todos os pilotos inscritos, esta medida pretende não só criar uma regra de compensação entre a emissão de gases, equilibrando a balança de carbono, como também sensibilizar os pilotos, construtores, mecânicos e comunidade em geral como contributo para uma economia mais amiga do ambiente e uma competição tendencialmente mais ecológica. São cada vez mais equipas de desporto automóvel no mundo que aderem às campanhas Carbono Zero e que, assim, desenvolvem tecnologia e motores com menos emissões ou que, de outra forma, se associam a campanhas e eventos de carbono neutro. O Município de Guimarães, atento e sensível a este fenómeno, desafiou os pilotos e as equipas associarem-se a esta ação, que vai de encontro ao objetivo de promoção de políticas de desenvolvimento sustentável e de defesa do ambiente.



