Campeão Nacional de BTT estreia-se nos ralis

A Befast Motorsport vai estar “em força” no Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão (13/14 junho), quinta prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), ao apresentar cinco duplas, entre as quais se destaca Pedro Câmara Jr, um jovem de 18 anos selecionado para integrar o FPAK Júnior Team (FJT). Natural da cidade açoriana da Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, é filho de um antigo e consagrado piloto, cuja trajetória seguiu e vivenciou desde miúdo. Entre os 3 e os 12 anos foi praticante de motocross, para logo a seguir ganhar notoriedade no BTT, ao ponto de se sagrar campeão nacional. Envergou a camisola de Portugal em duas edições do Campeonato do Mundo de BTT, na Escócia e em Andorra, antes de se focar nos automóveis.
“Sabemos que o Pedro tem um grande potencial e vamos ajudá-lo, com a nossa experiência e metodologia, a construir o seu sonho. É mais um jovem piloto com quem vamos trabalhar na sua formação, na linha, aliás, do que temos feito nos últimos anos com outros miúdos, tanto nos ralis como na montanha, no âmbito do FPAK Júnior Team e não só. É aliciante e desafiador no desporto automóvel ver os jovens crescer como pilotos”, acentua Filipe Barbosa, manager da Befast Motorsport, equipa que este próximo fim de semana fará alinhar no rali albicastrense Anton Korzun (Peugeot 208 Rally4), Parcídio Summavielle (Peugeot 208 Rally4), Pedro Gastão (Renault Clio Rally5), atual líder do CPR Júnior, e ainda Miguel Abrantes (Renault Clio Rally5).
Pedro Câmara Jr soma apenas uma experiência em ralis, ocorrida no último mês de abril, na ilha de S. Jorge, quando alinhou no Rallye Capital do Queijo e surpreendeu tudo e todos pelos tempos registados com um velho Renault Super 5. Acabaria por desistir, ao perder uma roda na sequência de um “toque”. Agora, ao volante do Peugeot 208 Racing será tudo bastante diferente…
“Não tenho qualquer experiência em classificativas de asfalto e nos próximos anos o objetivo é aprender e evoluir, daí que seja muito importante terminar os cinco ralis do calendário do FJT, para fazer o máximo de quilómetros. Há que aproveitar esta oportunidade, pois todo o conhecimento que tenho de ralis resulta daquilo que eu via o meu pai fazer como piloto”, conta o jovem que terá a seu lado o tio João Câmara, navegador experiente e que fez carreira com o irmão.
O ex-piloto Pedro Câmara vive com grande entusiasmo esta nova etapa do filho enquanto piloto do FJT, assegurando-lhe o apoio para perseguir o sonho de criar bases para construir uma carreira nos ralis.
“Sei que ele é aquele miúdo que me ‘roubava’ os carros lá de casa… Adora o desporto automóvel tanto quanto eu e fiquei impressionado pela sua velocidade, calma e confiança quando percorri a seu lado o troço da Tronqueira. Não imaginava que já tivesse tanta maturidade em relação às ‘notas’ e à perceção das trajetórias. Agora, para este projeto do FPAK Júnior Team, felizmente tivemos a sorte de poder contar com o apoio do Filipe Barbosa, da Besfast, porque no início de qualquer carreira é muito importante fazer a escolha certa. Espero que o Pedro desfrute, aprenda e evolua para no final fazermos o balanço”, declarou o pai do jovem piloto açoriano.