Cónica Daniela Rodrigues no Rali Sical
Todos os pilotos têm os mesmos sonhos. Fazer ralis diferentes, longe de casa, com novos desafios, mas acima de tudo, que todos esses ralis terminem da melhor forma, a vitória.
Com o surgimento do Challenge Citroen Saxo by ACB Racing, as nossas baterias apontaram para a aventura nos Açores. Decidimos deixar tudo o que tínhamos feito no continente, as nossas conquistas, a provas que conhecíamos, e optamos por um desafio novo para toda a equipa, mas sempre com os mesmos objectivos, andar o mais depressa possível, conhecer novos ralis e, se possível, vencer entre as senhoras.
O primeiro rali, na Ilha Terceira… Uma prova organizada pelo TAC e que marca o início do Campeonato Açoriano. Tudo feito de forma muito profissional. Mas vamos por partes.
Na nossa chegada, os primeiros sinais de um ambiente soberbo, ao qual não estavamos habituados, e só fazia lembrar o Rali de Portugal pelas estradas de norte.
A organização do troféu, pelas mãos do António Castelo Branco, diretor da ACB Racing e mentor de todo este projeto, recebeu-nos no aeroporto tal e qual as estrelas. Um carro ao nosso dispor, ajuda na logística, e já estavamos a caminho do centro operacional do rali para iniciar os treinos. Tudo muito simples e onde não percebíamos qualquer erro, pois não existiam… Durante a viagem, a primeira “ordem”, treinar. E ao nosso dispor uma equipa que já realizou o rali, e que se prontificou a ajudar nos reconhecimentos. Foi um dia duro, de novas sensações e desafios.
Depois de um dia repleto de trabalho, e onde o descanso era merecido, quase que nos obrigam a estar presentes no primeiro convívio entre pilotos e a ilha. Vários pilotos foram jantar em grupo e de seguida uma saída pelas ruas da ilha, para conhecer mais um pouco.
No dia seguinte, logo cedo, mais trabalho. Nova etapa de reconhecimentos. Ainda estavamos na quinta-feira e parecia um rali do mundial. Toda a gente de forma ordeira a treinar, cumprindo as regras e a fazer tudo de forma correta. Nos intervalos ainda conseguíamos conhecer a ilha. Linda e fantástica. Paisagens soberbas, gastronomia excelente e ambiente sensacional. Ainda estavamos no segundo dia, e pelo jantar o mesmo conteúdo. Jantar com pilotos e equipas, e depois apresentação oficial das equipas na sede do TAC. Bem… acho que dizer “brutal” é o mais certo. Como aquela gente vive este desporto. FANTÁSTICO. Mas era dia de deitar cedo pois o rali começava amanhã, com as verificações pela manhã, afinações e testes de tarde, e super-especial à noite.
No parque de assistência notava-se a imponente marca da ACB Racing, com uma assistência fantástica para 10 carros, cada um com a sua tenda, onde se salienta o uso de compressor para cada equipa, ferramenta por cada carro, mecânico para cada carro… Do outro lado da zona de assistência, uma área de convívio com muitas mesas e cadeiras para pilotos e famílias, televisores, outdoors, expositores dos patrocinadores, maquina de café… e para ainda completar tudo isto, uma área independente para montar e desmontar pneus, e respectivos fins, para uso das restantes equipas. Tudo isto pelas mãos da ACB Racing. Que me desculpem as outras equipas, mas fiquei maravilhada com este serviço… À Mundial, mesmo.
Chegava a hora da Super-Especial. Que banho de gente. Só queríamos que tudo corresse bem, e assim foi. Um bom tempo na geral, e o segundo lugar entre as senhoras. Como no super-especial nada se ganha e tudo se pode perder, as baterias estavam apontadas para o dia do rali.
Chegou o sábado, e o rali “a sério”. Tratando-se de um rali longo, e desconhecido, decidimos entrar com cautela e manter o carro na estrada. Foi a melhor estratégia pois logo na primeira especial do dia, muitas eram as desistências que se notavam. Com o decorrer do rali a confiança foi aumentando, e a subida na classificação também. De realçar mais um excelente trabalho da Jorge Amortecedores e ACB Racing após um pequeno toque. Ou seja, depois deste pequeno azar, e estando a equipa informada do sucedido, quando chegamos à assistência tínhamos quatro mecânicos de volta do carro a ver se tudo estava perfeito. Parecia uma equipa oficial. Um serviço excelente.
Importante também de realçar foi o trabalho de um dos nossos patrocinadores oficiais, o Jorge Amortecedores, que com três carros a correr com suspensões totalmente preparadas por si, mostrou sempre preocupação com a afinação das mesmas e a sua boa performance.
Faltavam 4 especiais para o fim, e os nervos estavam ainda à flor da pele. Continuamos o nosso trabalho, subindo posições, e no final… a tão esperada vitória nas senhoras, quinto lugar no desafio Challenge Saxo By ACB Racing, e sensação de dever cumprido.
Uma palavra de agradecimento à minha navegadora, que teve excelente. Sempre presente nos momentos certos e sem falhar. Obrigado por tudo.
Após o rali, era momento de festejar, e aqui mais um momento marcante. Um jantar entre todos os elementos do desafio, desde pilotos, navegadores, equipas, famílias… todos sem exceção, para depois assistirmos à entrega de prémios. E aqui, o Continente esteve perfeito. Tantos e tantos troféus entre a nossa equipa e a dupla Pedro Lança e Rui Serra, a quem dou os parabéns pela vitória na geral do troféu. Um orgulho amigos.
No dia seguinte, o momento da visita guiada pela ilha, conhecer mais um pouco, e relembrar o que se tinha passado nos dias anteriores. Ainda lá estávamos e as saudades já apertavam. Era caso para dizer, “quero voltar para a ilha”.
Passaram dias e os momentos do rali não saem da cabeça. Os meus parabéns a todos os que fazem deste campeonato um verdadeiro sucesso. Para quem não conhece, pode parecer estranho, mas são verdadeiros apaixonados dos ralis. São de um nível à parte.
Por muito que quisesse continuar, não arranjo palavras para descrever as maravilhosas sensações e o sucesso deste desafio, mas sinto-me fã deste povo.
O regresso é para breve…
Não quero esquecer quem me apoia e permite tudo isto. Com um carinho especial, ao meu pai e proprietário do Jorge Amortecedores. E um obrigado enorme à Kumho Tyres, ACB Racing, Raifama Automóveis, DesignByUs, Maquipesa, Seven Café, Mega Peças, Foto GTI e Heads Motorsport
Vemo-nos na Graciosa…

