E tudo Moura levou…
(TEXTO E FOTOS RICARDO NASCIMENTO)
O Rallye Além Mar Vila Franca, a última ronda em pisos de gravilha do Campeonato Açores 2014, ficou marcado pelos poucos inscritos e muito pouco público na estrada. Na noite de sexta-feira disputou-se o Vila Franca Show que serviu apenas para os pilotos mostrarem os seus carros e brindar os poucos espetadores com algum espetáculo.
Apesar dos pisos muito escorregadios, Ricardo Moura voltou a dominar do principio ao fim, vencendo a maior parte dos troços (um deles empatado com Luis Rego) e com esta vitória, o campeão açoriano passou para a frente do campeonato.
Luis Rego deu um toque no primeiro troço que o fez perder a confiança, ficando a mais de 30 segundos de Moura após os primeiros três troços. Na segunda secção, Rego melhorou os seus tempos e até venceu dois troços mas, no final, ficou a uns distantes 49,5s de Moura.
Na primeira secção, Pedro Vale chegou a estar perto de Rego mas depois, foi perdendo tempo para os dois mais rápidos, ficando isolado na terceira posição, a mais de 1m30s de Moura.
Henrique Moniz venceu novamente nas duas rodas motrizes mas, no derradeiro troço, a caixa de velocidades ficou sem 1ª, 2ª e 3ª, vindo a dar grande dor de cabeça ao piloto que felizmente conseguiu chegar ao final.
Énio Medeiros e Filipe Costa (1º nos VSH) estiveram numa luta que só ficou decidida no derradeiro troço. Medeiros chegou a dar um toque que danificou a direção mas, o piloto de São Miguel conseguiu derrotar o piloto do Faial com o potente Evo VIII, por apenas 3 segundos no derradeiro troço.
Rui Torres efetuou a quarta melhor marca no primeiro troço mas, viria a ficar parado no troço seguinte e Pedro Rodrigues fez o mesmo, ambos com problemas nos Lancer Evo IX.
João Faria beneficiou dos problemas dos Evo IX para terminar na sétima posição e terceiro entre os 2RM, na frente de Rafael Botelho e de Marco Soares que marcou os primeiros pontos da temporada.
Luis Mota teve problemas na direção do Saxo, não indo além da décima posição, com quase 3 minutos de vantagem para Adalberto Correia pois, foi praticamente, o tempo perdido pelo piloto do RAV4 no primeiro troço, depois de ter ficado com o carro suspenso em cima de umas pedras.
No Troféu de Ralis de São Miguel. João Marrucho e Rúben Santos estavam preparados para mais uma luta pela vitória mas, Marrucho saiu de estrada no segundo troço e Santos perdeu mais de 14 minutos no mesmo troço com problemas. Tiago Mota aproveitou para passar para a liderança e mante-ve a mesma posição até ao final.
Destaque pela negativa da anulação do terceiro troço por razões de segurança pois, numa rotunda em que era necessário contornar, a fita estava a bloquear o percurso que estava indicado no roadbook, o que assustou os primeiros pilotos e felizmente não teve outras consequências.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Moura (6); Luis Rego (2)
LÍDERES DO RALLY:
Ricardo Moura (SS1 a 8)
RALLYE ALÉM MAR VILA FRANCA
1. Ricardo Moura / Sancho Eiró (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX 46:46,9
2. Luis Miguel Rego / José Pedro Silva (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX +49,5
3. Pedro Vale / Rui Medeiros (PRT) Subaru Impreza STI N12 +01:31,0
4. Henrique Moniz / Jorge Diniz (PRT) Citroën DS3 R3T +04:01,1 (1. 2RM)
5. Énio Medeiros / João Nunes (PRT) Citroën C2 R2 +05:15,1
6. Filipe Costa / David Medeiros (PRT) Mitsubishi Lancer Evo VIII +05:18,1 (1. VSH)
7. João Faria / Tomás Vultão (PRT) Peugeot 206 RC +07:16,7
8. Rafael Botelho / André Gouveia (PRT) Citroën Saxo Cup +08:04,3
9. Marco Soares / Rita Silva (PRT) Citroën Saxo VTS +12:09,3
10. Luis Mota / José Pimentel (PRT) Citroën Saxo Cup +12:57,6
11. Adalberto Correia / Carlos Miguel (PRT) Toyota RAV4 2.0 +15:53,2
12. Paulo Silva / César Pereira (PRT) Toyota Starlet 1.3 +21:01,5
PRINCIPAIS ABANDONOS:
7 Rui Torres / Sousa Martins (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX (avaria na SS2)
9 Pedro Rodrigues / Luis Ribeiro (PRT) Mitsubishi Lancer Evo IX (avaria na SS2)
10 Carlos Andrade / Rui Silva (PRT) Renault Clio Sport (excluído)
14 Bruno Tavares / André Seabra (PRT) Peugeot 205 GTi Mi16 (avaria na SS6)
18 João Marrucho / Nuno Moura (PRT) Peugeot 309 GTi (acidente na SS2)
PONTUAÇÃO CAMPEONATO AÇORES:
1. R. Moura (87,5); 2. L. Rego (82,5); 3. P. Vale (45); 4. H. Moniz (36); 5. R. Botelho (20); 6. R. Rodrigues (19); 7. E. Medeiros (18); 8. C. Bettencourt (15); 9. J. Faria (14); 10. Artur Silva (12)