Editorial (07/04/2013)
O Fafe Rally Sprint é daqueles espetáculos que só mesmo vendo “in loco” se consegue perceber a verdadeira dimensão do mesmo. Logicamente que muitos dos presentes não são os tradicionais adeptos de ralis, que estão também presentes nas provas nacionais, são apenas pessoas que procuram ver um grande espetáculo mas também participar nele.
A diferença para o que acontecia há 15 anos é que agora existem regras, existe mais respeito e existe sobretudo organização, o que permite que o ACP controle muito bem o evento.
A passagem de cada WRC nas zonas do confurco e nos saltos do troço da Lameirinha foram momentos marcantes. Não consigo imaginar o que deve sentir um piloto ao passar no meio de tanta gente em delírio, mas pela forma como até os pilotos portugueses se aplicaram ao volante das suas máquinas, imagino que não deve ser fácil conter as emoções.
Jean Todt, presidente da FIA, também percorreu parte do traçado a pé e parecia não estar a acreditar no que via mesmo ali na frente dos seus olhos. Esta alta individualidade do desporto automóvel mundial, foi acompanhada por elementos da organização, mas parece que alguém se esqueceu de fazer o seu papel de representação. Afinal, já estamos habituados!!!
Carlos Barbosa, presidente do ACP, revelou que em 2014 o Rali de Portugal deve estar no norte e centro de Portugal. Sabe-se até que o ACP já terá grande parte do percurso definido e que faltará apenas assinar os protocolos com as Câmaras Municipais.
Compreendo que exista vontade de o rali rumar a norte, acima de tudo por questões comerciais e não meramente desportivas, mas fico com pena que o mesmo abandone os fantásticos troços do sul. Por certo que o ACP irá avaliar bem os prós e os contras deste regresso ao centro e norte, mas eu preferia continuar com o Rali de Portugal no sul, sabendo que o mesmo se manteria por muitos anos em Portugal, do que levá-lo para norte correndo o risco de o mesmo voltar a sair o mundial rapidamente.
Parabéns a todos os que contribuíram direta ou indiretamente para o Fafe Rally Sprint.
Bons Ralis, mas em segurança!!!
Paulo Homem