Editorial

Editorial (25/08/2013)

editori25ago13Não se percebe muito bem as exigências que a FIA tem ao nível da segurança com algumas provas do mundial de ralis e com outras é tão pouco exigente.

Mesmo não tendo estado presente nesta prova, os imensos vídeos que percorrem a internet e as redes sociais não deixam dúvidas do que se passou no recente Rali da Alemanha.

É uma prova (de que gosto particularmente) mas que é um atentado à segurança dos espectadores, como se prova pelas muitas imagens que vemos nos vídeos que estão online.

Um dos responsáveis da FIA pela segurança, em declarações ao Autosport, fala de um caderno de encargos que a FIA irá tentar implementar nas provas nacionais e mesmo em ralis regionais. O que acho estranho é como é que esse trabalho já não está feito há anos, depois de tudo o que se sucedeu ao celebremente triste Rali de Portugal de 1986, que acabou por mudar o rumo dos ralis.

O que mais temo nos ralis são os acidentes com espectadores, pois essa é a pior publicidade que pode existir a esta modalidade.

Também em Portugal, exceptuando honrosas exceções, pouco ou nada tem sido feito em matéria de segurança, e o que se tem visto por aí em ralis sprint, critérios e mesmo nos nacionais, exige uma reflexão profunda sobre o tema da segurança dos ralis.

Bons Ralis, mas em segurança!!!

Paulo Homem

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo