MundialWRC

Jürgenson prossegue com a Ford no WRC2

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS

A M-Sport tem o prazer de confirmar que o jovem talento estónio Romet Jürgenson regressará à equipa para disputar as provas iniciais do Campeonato FIA WRC2 2026, dando continuidade à sua progressão ao volante do Ford Fiesta Rally2, ao lado do seu navegador Siim Oja.

Após uma primeira época muito positiva aos comandos de um Rally2, a dupla estónia fará a sua estreia na temporada do WRC2 nas icónicas classificativas do Rallye Monte-Carlo, seguindo depois para as estradas cobertas de neve do Rally Sweden, segunda prova do calendário e a primeira onde poderão pontuar para o campeonato. Em março, marcarão ainda presença pela primeira vez no Safari Rally Kenya.

A ascensão contínua de Jürgenson resulta do título conquistado no Junior WRC em 2024, que lhe valeu a promoção ao WRC2 com a M-Sport em 2025, no âmbito do programa FIA Rally Star. A adaptação à equipa foi rápida, tendo disputado seis provas do WRC ao longo da temporada, em simultâneo com uma campanha completa no British Rally Championship, onde terminou no segundo lugar final. Pelo meio, destacou-se também na prova do Rali Ceredigion, pontuável para o ERC, ao alcançar um excelente segundo lugar à geral.

O estónio voltou a evidenciar velocidade e consistência com uma participação adicional no Campeonato Europeu de Ralis, no Rally da Croácia, prova de encerramento da época. Após rodar grande parte do rali em posições de pódio, numa luta muito renhida com o colega de equipa Jon Armstrong, Jürgenson terminou num sólido quarto lugar.

As primeiras provas da temporada de 2026 assinalam também um marco técnico importante para o M-Sport Ford Fiesta Rally2. Jürgenson será responsável pela estreia em competição WRC2 de um vasto pacote de evoluções, desenvolvido ao longo de 2025 em estreita colaboração com a equipa de engenharia da M-Sport.

Esta mais recente evolução do Fiesta Rally2 inclui melhorias ao nível da performance e fiabilidade, com atualizações no motor e no sistema elétrico, geometria de suspensão revista, melhor refrigeração do habitáculo, um novo kit de refrigeração dos travões traseiros e um conjunto de componentes aligeirados. A produção inicial destas evoluções foi destinada a carros novos, estando posteriormente disponíveis, em quantidade limitada, kits de atualização para clientes atuais do Fiesta Rally2, por pré-encomenda, com entrega prevista para abril.

Com o momento claramente do seu lado, a campanha no WRC2 em 2026 representa o próximo passo fundamental na carreira de Jürgenson, aliando competição internacional de alto nível à introdução das mais recentes evoluções do Fiesta Rally2 em duas das provas mais emblemáticas do campeonato.

Richard Millener, Diretor da M-Sport Ford World Rally Team, afirmou:

“O Romet tem demonstrado uma abordagem muito madura desde que passou para o Rally2, tanto na condução como na forma como trabalha com a equipa. As suas prestações em 2025 confirmaram que pertence a este nível, e começar a temporada de 2026 do WRC2 em duas das provas mais exigentes do calendário será um excelente passo seguinte para ele e para o Siim. É particularmente entusiasmante fazê-lo agora que lançamos também as evoluções do Fiesta Rally2. Estamos ansiosos por ver a sua evolução ao longo da época.”

Por seu lado, Romet Jürgenson declarou:

“Estou super feliz e sinto-me privilegiado por iniciar a minha segunda temporada consecutiva com a M-Sport no WRC2. Vamos começar o ano em Monte Carlo, uma das provas mais icónicas, onde ganhar experiência é fundamental. Felizmente, teremos o Jännerrallye e alguns testes antes, por isso será certamente um início empolgante. Depois seguimos para a Suécia e para o Quénia, e espero que consigamos construir uma temporada WRC2 mais alargada.

É ótimo começar tão cedo na época e, com as atualizações no carro, sinto-me muito positivo e ansioso por começar. Esta é uma temporada importante para demonstrar tanto a minha velocidade como o potencial do carro. Regressar aos mesmos ralis do ano passado será uma excelente oportunidade para dar o próximo passo.

O programa FIA Rally Star chegou agora ao fim, mas poder iniciar mais uma época no WRC2 prova que o programa foi um sucesso. Quero agradecer a todos os que o tornaram possível; mudou verdadeiramente a minha vida. Levarei o logótipo comigo ao longo da minha carreira e espero poder orgulhar todos. Um enorme obrigado também aos meus patrocinadores pessoais, cujo apoio tornou possível esta próxima temporada.”

Comunicado M-Sport

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo