WRC

Latvala aproveitou ordem de partida

latavala15rp1diaA primeira etapa do Rali de Portugal foi muito dura para pilotos e máquinas, com os troços, em algumas zonas, a serem muito penalizadores para as mecânicas e sobretudo para os pneus.

Latvala foi quem terminou o dia em primeiro, beneficiando muito de apanhar os troços mais limpos quer na primeira quer na segunda secção.

Aliás, também para Kris Meeke, segundo classificado, o dia foi quase perfeito, beneficiando também de não estar entre os primeiros na estrada, embora tenha feito uma escolha errada de pneus para a secção final do dia.

Quanto a Andreas Mikkelsen, primeiro líder do rali, não conseguiu, sobretudo na última secção desta etapa, manter o ritmo evidenciada de manhã, argumentada que os troços estavam muito duros nesta fase do rali e que a opção foi poupar o carro e os pneus.

Muito discreto mas muito eficaz esteve Otto Tanak, levando o Ford ao quatro lugar, evidenciando uma incrível regularidade ao longo do dia.

Muito forte na fase inicial do rali, onde chegou a vencer um troço, Dani Sordo teve alguns problemas para manter o ritmo da parte da tarde, descendo até ao 5º lugar epois de rodar pela segunda posição.

Sebastien Ogier não teve uma etapa fácil. Arriscou logo na fase inicial do rali e sofreu um furo logo na segunda especial, perdendo nesse troço metade da diferença com que terminou o dia.

Mads Ostberg também perdeu muito tempo nas segundas passagens pelos troços, sofrendo dos pneus do seu Citroen, que perderam muita eficácia.

Na WRC Nasser Al-Attiyah está na frente com 13,5s de vantagem para Al-Rajhi, qualquer deles a tripular os Ford Fiesta RRC, enquanto Pontus Tidemand está no terceiro lugar, a 43,4s da liderança, na estreia mundialista do Skoda Fabia R5.

Miguel campos terminou o dia como o melhor português, apesar de andar longe do ritmo dos melhores R5. Bernardo Sousa abandonou depois de uma etapa para esquecer com o Peugeot 208 a dar muitos problemas, João Barros também abandonou, tendo sido o único a acompanhar o ritmo de Campos. Com o atraso de Fontes, Pedro Meireles no Skoda Fabia S2000 é o segundo melhor português, a mais de 1,29s, seguindo-se Miguel Barbosa a fazer uma boa estreia com Fiesta R5.

Comandantes Sucessivos
Andreas Mikkelsen (Pec 1 a 3); Jari Matii Latvala (Pec 4 a 7)

Vencedores dos troços
Andreas Mikkelsen (1), Dani Sordo (1); Mads Ostberg (1); Sebastien Ogier (1); Jari Matti Latvala (2)

Classificação 1º DIA
classifica15rp1dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo