Miguel Freitas o engenheiro da vitória
Poucos são os pilotos que se podem gabar do feito de Miguel Freitas, navegado por Ricardo Teixeira, que ao volante de um Skoda Fabia R5 venceu o primeiro rali que disputou na sua carreira, neste caso o Century 21 Rally Series Castelo Branco, segunda prova do novo campeonato Portugal Rally Series.
Conhecendo os segredos do carro que conduzia, atendendo a que é engenheiro na equipa Racing 4 You, Miguel Freitas, mesmo dispondo do melhor carro de todo o plantel, efetou uma excelente prova demonstrando conhecimento e rapidez.
O primeiro líder da prova foi Miguel Carvalho, com António Reis a seu lado, mas o Hyundai I20 N5 viria a dar problemas de direção assistida na segunda especial, que acabaram por limitar o andamento não só nesse troço, mas ao longo de toda a restante prova, que o arrastaram para o 11º lugar final.
Miguel Freitas mantevee quase sempre o mesmo ritmo de prova e ao vencer quatrp dos seis troços, conseguiu acabar por se impor com alguma naturalidade, terminando o rali com mais de 31 segundos de vantagem para Fernando Teotónio / Luís Morgadinho, no habitual Mitsubishi Lancer Evo IX.
Esta dupla local, fez uma excelente prova, mesmo que o seu comprido Mitsubishi não fosse o carro ideal para o troço da Arena (disputada 4 vezes), muito sinuoso e estreito, mas o piloto compensou com a sua experiência a andar em terra, obtendo assim um bom segundo lugar, tendo ainda vencido um troço.
Tendo como objetivo terminar no pódio, Pedro Lago Vieira / Jorge Carvalho, conseguiram mesmo alcançar esse registo. Aproveitando a agilidade do seu Toyota GR Yaris nas quatro passagens pela Arena, Lago Vieira fez uma excelente prova, coroada com este pódio.
Na posição seguinte, e ainda a conhecer o seu Skoda Fabia N5 na terra, ficou Nelson Trindade que tem Raquel Graça a seu lado. A dupla local, fez um boa prova e aproveitou bem a tração do seu carro para não ser surpreendido por nenhum duas rodas motrizes. O quarto lugar da geral, valeu-lhe a liderança no Portugal Rally Series, após esta segunda prova.
Destaque ainda para o quinto lugar, que ficou nas mãos de Gil Antunes / Alexandre Ramos, que levou o Peugeot 208 Rally4 à vitória nas duas rodas motrizes.
Na categoria 4WD (não homologados FIA), Fernando Teotónio & Luís Morgadinho impuseram-se com o Mitsubishi Lancer Evo IX, batendo Pedro Lago Vieira & Jet Carvalho (Toyota GR Yaris), com Nelson Trindade & Raquel Graça a fechar o pódio. A dupla do Skoda Fabia N5 destacou-se ainda na N5 Cup by RMC Motorsport, vencendo frente a João Araújo e ao vencedor da ronda inaugural, Miguel Carvalho.
Entre os clássicos da FIA Historic, Ricardo Rodrigues & Sónia Pires redimiram-se da frustração em Baltar — onde perderam a vitória quase certa com um despiste na última classificativa. Agora, no Seat Ibiza (ex-Troféu), venceram a categoria, à frente de Ricardo Simões no Volkswagen Golf II GTi.
A estreia da categoria Sideways foi um sucesso junto do público, com espetáculo garantido nos troços de terra. Entre os vários concorrentes de tração traseira, Bruno Neto & Carlos Morgado (BMW E36 Compact) foram os mais rápidos, seguidos do irmão Telmo Neto, em BMW E30.
VENCEDORES DE TROÇOS
Miguel Freitas (4), Miguel Carvalho (1); Fernando Teotónio (1)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Miguel Carvalho (Pec 1); Miguel Freitas (Pec 2 a 5)
CLASSIFICAÇÃO FINAL