Ogier a caminho da 10ª vitória no Monte Carlo? (3º dia)
Sébastien Ogier está prestes a alcançar uma inédita 10ª vitória no Rallye Monte-Carlo, após mais uma performance impecável no sábado, ampliando ainda mais a sua liderança no icónico evento dos Alpes Franceses.
O francês, ao volante de um GR Yaris Rally1 da Toyota GAZOO Racing, entra na última etapa de domingo com uma vantagem confortável de 20,3 segundos, depois de uma condução calculada e controlada ao longo de seis desafiantes etapas a oeste de Gap. Os esforços de Ogier e do co-piloto Vincent Landais mantiveram os adversários bem afastados.
Apesar das temperaturas mais amenas que trouxeram algum alívio em relação ao gelo, Ogier enfrentou as condições mais difíceis do dia. A começar em 10º lugar, enfrentou lama e pedras soltas deixadas pelos carros à sua frente, mas o oito vezes campeão mundial usou toda a sua experiência em Monte-Carlo para aumentar a vantagem, que era de 12,6 segundos na sexta-feira. Atrás dele, Elfyn Evans e Adrien Fourmaux continuaram a disputar o segundo lugar, enquanto Ott Tänak, com um ritmo impressionante, também se posicionou na luta pelo pódio.
“Ainda estamos na liderança. Não está a aumentar muito, mas está no caminho certo”, refletiu Ogier. “Foi um dia positivo, mas estou contente por tê-lo ultrapassado. Começar por último [entre os Rally1] foi, sem dúvida, a condição mais desafiadora, por isso estou satisfeito com o que fizemos.”
Apenas 4,3 segundos separavam Evans e Fourmaux ao final do dia mais longo do rali, com o galês a recuperar o controlo do segundo lugar após uma disputa emocionante. Fourmaux, numa estreia notável com a Hyundai WRC, atingiu o pico de forma na manhã, ao conquistar o segundo lugar de Evans na SS11, mas o piloto da Toyota recuperou à tarde, voltando a ficar à frente.
Tänak mostrou todo o seu potencial à tarde, após ajustes na configuração desbloquearem mais velocidade no seu Hyundai. Superou Kalle Rovanperä na SS13 e marcou um ritmo incrível na SS14 – vencendo a etapa e superando Fourmaux por 13,3 segundos. Um desempenho poderoso na etapa final do dia deixou o estónio a apenas 2,5 segundos do seu companheiro de equipa antes de domingo.
O bicampeão mundial Rovanperä, que terminou 27,9 segundos atrás de Tänak em quinto, afirmou que não podia ter feito muito mais. A sua preferência por etapas mais rápidas e fluidas colocou-o em desvantagem nas estradas mais técnicas e apertadas do dia.
Mais de dois minutos separavam os Toyotas de Takamoto Katsuta e Sami Pajari, sexto e sétimo na geral, ambos aliviados por completarem mais um dia sem grandes problemas. O mesmo não se podia dizer de Thierry Neuville, que ficou em oitavo, após um problema de entrega de potência na SS10 lhe custar cerca de 50 segundos, anulando qualquer hipótese de recuperação após as dificuldades de sexta-feira.
Para Grégoire Munster, o dia foi agridoce. O piloto do M-Sport Ford Puma Rally1 celebrou o seu primeiro melhor tempo numa etapa WRC na abertura de sábado, mas, após abandonar devido a uma falha técnica na última ligação de sexta-feira, não pôde competir com os rivais Rally1 pela classificação geral. Sem esses problemas, Munster poderia estar na luta por um top 5.
Josh McErlean, estreante no Puma Rally1, fez grandes progressos, entrando no top 9 e ganhando quilometragem valiosa com o carro. Nikolay Gryazin era 10º no final do dia, enquanto Yohan Rossel ampliava a sua liderança na categoria WRC2 e ocupava o 11º lugar na geral.
A última etapa de domingo começa em Gap e inclui mais três exigentes especiais à medida que o rali se dirige para o sul, terminando em Mónaco.
Classificação após sábado (SS15/18):
S Ogier / V Landais FRA Toyota GR Yaris 2h 42m 48,2s
E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +20,3s
A Fourmaux / A Coria FRA Hyundai i20 N +24,6s
O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N +27,1s
K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris +55,0s
T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris +1m 43,7s