Ogier lider na Austrália em dia disputado
O primeiro dia do Rali da Austrália teve muita emoção desportiva com os cinco primeiros a terminarem o dia separados por quase 8 segundos.
Obviamente que esta emoção foi muito condicionada pela ordem de partida dos diversos pilotos, com Kris Meeke a aproveitar a sua posição de partida (nono na estrada) para liderar durante quatro das oitos especiais de classificação.
Porém, o primiero líder do rali foi Sebastien Ogier, que viria a regressar a essa posição no final do dia depois de vencer as duas passagens pela super-especial, isto depois de vencer quatro troços nesta etapa.
Latavla também passou pela liderança no penúltimo troço, depois de ter vencido dois troços, mas o início de rali foi complicado devido a alguns problemas de travões no primeiro troço.
Mikkelsen nem venceu troços nem passou pela liderança, mas andou ao nível dos seus colegas de equipa na Volkswagen, estando no 3º lugar na frente de kris Meeke.
O quinto lugar é de Hirvonen, que está ainda dentro da luta pelo primeiro lugar, após uma boa exibição neste dia, onde a ausência de erros lhe permitiu andar ao nível dos adversários.
Haydon Paddon é o melhor Hyundai na prova, com o sexto lugar, isto depois de Thierry neuville ter tido problemas de radiador e de suspensão que o atrasaram bastante.
Ostberg com uma saída de estrada, Kubica com um pião e Evans que deixou o motor ir a baixo num gancho, perdendo todos eles algum tempo para os primeiros classificados.
Vencedores de troços
Sebastien Ogier (4); Kris Meeke (2); Jari Matti Latvala (2)
Líderes sucessivas
Sebastien Ogier (Pec 1 e 2); Kris Meeke (Pec 3 a 6); Jari Matti Latvala (Pec 7); Sebastien Ogier (pec 8)