Ogier lidera no México (Dia 1)
(POR RICARDO NASCIMENTO)
O duro Rally do México, disputado a grandes altitudes, foi competitivo durante a maior parte do dia mas, as ratoeiras de alguns troços, deixaram de fora alguns pilotos.
Vencedor da Monster Stage Guanajuato, Sébastien Ogier voltou a ser o mais rápido no primeiro do dia mas, perdeu-a para Mads Østberg na terceira especial quando o norueguês venceu os 44 quilómetros do troço El Chocolate. Passados três troços, Ogier voltou a recuperar a liderança na segunda passagem pelo mesmo troço em que a perdeu, mantendo-se assim até final do dia, com uma vantagem de 26,1s para Østberg.
Andreas Mikkelsen subiu para segundo no primeiro troço do dia mas, bateu contra uma grande pedra no seguinte, de onde não saiu mais.
Apesar de um furo no inicio do dia, Mikko Hirvonen foi sempre rápido e regular na terceira posição. No entanto, o finlandês ficaria parado com uma falha elétrica, após a segunda passagem por El Chocolate.
Ao abrir a estrada durante todo o dia, Jari-Matti Latvala rodou toda a manhã entre a quarta e quinta posição mas, consegui recuperar até terceiro nas segundas passagens, tendo também uma ajuda com os abandonos de Hirvonen e de Meeke. O britânico trocou de posição algumas vezes com Latvala mas, viria a sair de estrada quando tinha uma vantagem de 2,4s para o finlandês da VW.
Robert Kubica também beneficiou dos abandonos para subir até à quarta posição mas, viria a estragar tudo ao capotar em plena Super Especial no final do dia. Já Elfyn Evans, não cometeu erros e manteve o carro na estrada, encontrando-se a quase 2 minutos e meio do líder.
Os Hyundai nunca se mostraram competitivos nos troços mexicanos de grande altitude pois, Thierry Neuville rodou a maior parte do dia em oitavo e só se conseguiu aproximar do jovem britânico da M-Sport. Por outro lado e após ter deixado motor ir abaixo logo no arranque do rally, Chris Atkinson teve problemas sucessivos durante a manhã, ficando primeiro sem ALS, depois queixou-se dos travões e acabou por danificar umas das rodas posteriores do i20. O australiano não foi além da nona posição, atrás de Martin Prokop, Kubica e do local Benito Guerra.
No WRC-2, Ott Tänak apenas perdeu 0,3s para Ogier na especial de abertura em Guanajuato, mas saiu de estrada no segundo troço do dia, quando liderava entre os RC2. Yuriy Protasov passou para a liderança, após o erro de Tänak e manteve uma boa luta com Lorenzo Bertelli que viria a atrasar-se com um pneu furado, depois de ter parado para o trocar.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (7); Mads Østberg (3); Jari-Matti Latvala (1);
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1 a 2); Mads Østberg (SS3 a 6); Sébastien Ogier (SS7 a 11)
CLASSIFICAÇÃO PRIMEIRO DIA



