CPRNacional

Ogier para já na frente do Central European Rally (1ª etapa)

CAMPEONATO DO MUNDOD DE RALIS

Sébastien Ogier manteve uma curta vantagem de 0,6 segundos sobre o seu colega de equipa da Toyota, Kalle Rovanperä, após o primeiro dia completo e exigente do Central European Rally.

O oito vezes campeão do mundo liderou desde o início, com a sua experiência a revelar-se decisiva ao longo das seis classificativas do dia, que totalizaram quase 100 km através de três países e em condições de estrada muito variadas.

Apesar de ter visto a sua vantagem ligeiramente reduzida na repetição das classificativas da tarde, Ogier terminou a sexta-feira no topo, com a Toyota Gazoo Racing a reforçar o controlo tanto sobre o rali como sobre o título de construtores.

“Foi mais desafiante do que o habitual abrir a estrada em asfalto”, afirmou Ogier. “Apenas a SS5 foi boa para nós, nas outras estávamos a limpar o pó. Não é muito, são pequenas coisas – mas estamos a jogar com pequenos detalhes. Foi um bom dia para nós.”

Rovanperä, que venceu duas classificativas da tarde em Col de Jan e Böhmerwald, mostrou-se mais à vontade nos troços mais limpos e rápidos da Áustria e da Alemanha do que nas secções checas mais sujas.

“Quando é asfalto limpo e de condução pura, gosto imenso”, disse ele, sorridente, mais cedo. “No escuro foi difícil, com tantos anti-cortes a refletirem a luz, mas a diferença é bastante boa.”

Elfyn Evans, que celebrou o 200.º arranque do seu co-piloto Scott Martin no WRC, completou o pódio integralmente da Toyota GR Yaris. O galês foi o mais rápido na última classificativa do dia, a Granit und Wald (10,86 km), já em plena escuridão, reduzindo a diferença para os líderes para 29,5 segundos e recuperando terreno depois de uma penalização de cinco segundos na quinta-feira à noite, por ter atingido uma chicane de fardos de palha.

Ott Tänak terminou o dia em quarto no seu Hyundai i20 N, a 3,3 segundos de Evans, enquanto Takamoto Katsuta ficou apenas 2,9 segundos atrás, em quinto. A Toyota ocupa agora quatro dos cinco primeiros lugares e pode conquistar o título de construtores este fim de semana, caso a Hyundai não consiga somar mais seis pontos do que ela.

Adrien Fourmaux foi sexto para a Hyundai, destacando-se à tarde com o segundo melhor tempo na SS7, depois de ter enfrentado dificuldades de equilíbrio no i20 N Rally1 durante a manhã. O dia de contrastes para a marca coreana prosseguiu, com Thierry Neuville a lutar contra o capot solto, subviragem e um salto forte que provocou um furo no pneu traseiro direito na volta da manhã.

“Não está a ser divertido, nem era isto que esperava”, disse o campeão em título, que terminou o dia atrás de Sami Pajari, em oitavo. “Estou a ter dificuldades, simplesmente não consigo encontrar confiança.”

Grégoire Munster teve problemas no mesmo salto que causou o furo de Neuville e acabou por desistir com a suspensão traseira partida no seu M-Sport Ford Puma. O seu colega de equipa Josh McErlean sobreviveu sem grandes danos, exceto um braço de direção dobrado, terminando o dia em nono, depois de uma jornada de muita aprendizagem.

O recém-coroado campeão do WRC2, Oliver Solberg, completou o top 10 no seu GR Yaris Rally2, mas, como o sueco não é elegível para pontuar, foi Alejandro Cachón quem liderou a classificação do WRC2.

O sábado será o dia mais longo do rali, com seis classificativas que totalizam 103,64 km na Alemanha e na República Checa.

CLASSIFICAÇÃO

1 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) 1h03m29.8s

2 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) +0.6s

3 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +29.5s

4 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +32.8s

5 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +35.7

6 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +46.1s

7 Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +56.0s

8 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +1m55.8s

9 Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) +2m50.2s

10 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2) +3m37.6s

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo