Eventos

Por aqui também se fala de ralis…

LEIRIAsobreRODAS FLYER11Foi num Lincoln Continental que os jornalistas que participaram na Conferência de Imprensa “Leiria Sobre Rodas” chegaram esta sexta-feira, de manhã ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, numa pequena demonstração da variedade e qualidade dos veículos históricos que vão marcar presença na mostra que decorrerá entre 24 e 27 de setembro naquele recinto.

Mais de 500 veículos, verdadeiras vedetas de duas e quatro rodas que fizeram história entre finais do século XIX e os dias de hoje, vão estar expostos no Estádio Municipal Magalhães Pessoa para serem vistos por milhares de visitantes ao longo dos quatro dias em que decorre esta mostra.

“Este é um evento que vem para ficar e para se afirmar” referiu o Vereador da Cultura e do Desporto, Gonçalo Lopes, relativamente a esta que é a segunda edição do Leiria Sobre Rodas e para a qual é esperada a visita de mais de 30 mil pessoas.

Colocar o Leiria Sobre Rodas no calendário nacional dos eventos sobre rodas, com o merecido destaque, é uma aposta do Município que em conjunto com os parceiros desta iniciativa acredita que este é o ano de verdadeiro arranque para o sucesso com a apresentação dos muitos ex-libris do mundo automóvel que vão desfilar na cidade do Lis.

Para João Romeiro, responsável pelo curso de Engenharia Automóvel do Instituto Politécnico de Leiria e único curso desta área no país, esta “é uma excelente oportunidade para os estudantes virem para o terreno numa aproximação às entidades, empresas e comunidade”.
Os alunos participam na iniciativa através do apoio à organização, com a arrumação, organização e inspeção de veículos, mas também através da Conferência Desporto Automóvel: Engenharia “Automóvel em Leiria – da formação à competição” que decorrerá no dia 23 de setembro, entre as 18h00 e as 20h00 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Filipe Vasconcelos, parceiro no Leiria Sobre Rodas e um dos grandes impulsionadores do evento em conjunto com o município de Leiria, que irá ter nesta mostra muitas das raridades automóveis que fazem parte da sua coleção, reforçou a ideia de que Leiria tem tudo para que o evento tenha sucesso e se coloque num patamar de eleição a nível nacional.

O Ferret, um veículo blindado de reconhecimento sobre rodas, semi-anfíbio, construído no Reino Unido no período de 1952 a 1971 pela empresa Daimler, em cerca de 16 variantes e 4.400 exemplares, o Renault Mégane R.S. 275 que tem o recorde na pista de Nürburgring, bem como o Mercedes-AMG C 63 DTM vão ser algumas das raridades presentes no Leiria Sobre Rodas, entre muitas outras que irão despertar a curiosidade dos apaixonados da história automóvel.

A Mostra de Veículos tem lugar no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, entre 24 e 27 de setembro, com a exposição de automóveis e motos, em paralelo com a Feira de Automobilia e a Exposição de Modelismo, além de passeios e exibições.
Entre as muitas iniciativas agendadas para diversos espaços da cidade, destaque para o Rally Sprint de Leiria, organizado pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria e que, no domingo dia 20, transforma a Zicofa (zona industrial de Leiria) numa verdadeira pista automóvel.

Nos dias 21 e 22, segunda e terça-feira, o Teatro Miguel Franco vai receber a Projeção de Curtas, Ciclo de Cinema dedicado ao mundo automóvel e, no dia 23, quarta-feira, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) abre as suas portas a um Ciclo de Conversas dedicadas ao Desporto Automóvel, na qual se pode destacar a presença de Pedro Matos Chaves.

A mostra Leiria Sobre Rodas dispõe também de espaços para entidades comerciais e venda de artigos, bem como de espaço gratuito para Museus, Clubes e Rallys.

Além do programa que decorre de 20 a 27 se setembro, no dia 26 vão ainda ter lugar as seguintes iniciativas:
Bicicletas Clássicas no Leiria Sobre Rodas – Quem se deslocar ao Leiria Sobre Rodas de bicicleta clássica entra gratuitamente e tem direito a parque para colocar bicicleta em exposição e, uma Concentração e passeio de vespas.

O Leiria Sobe Rodas fecha com “chave de ouro”, no domingo dia 27, com Passeios de Clássicos, não faltando a carismática figura do saudoso polícia sinaleiro.

O preço do bilhete para visitar a exposição é de 2 euros, o livre trânsito é 5 euros e as crianças até aos 10 anos não pagam entrada. 10% da bilheteira reverte a favor da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros de Leiria e Ortigosa.

LEIRIAsobreRODAS FLYER3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo