Portugal também na rota do Fabia R5
A FIA deu luz verde à homologação do novo Skoda Fabia R 5. O Fabia R 5 foi desenvolvido a partir do novo Skoda Fabia e é o sucessor do Fabia Super 2000, que entrou para a história como o carro de ralis de maior sucesso na história da Škoda Motorsport.
“Estamos muito satisfeitos que a Federação Internacional de Automobilismo tenha dado a necessária luz verde para a homologação. Agora podemos provar o quão eficiente e competitivo é o nosso novo carro ralis”, destaca o Dr. Frank Welsh, Membro do Conselho de Desenvolvimento da Skoda. “Trabalhamos a partir da terceira geração do Fabia, que contou com um início de comercialização extremamente bem sucedido. Neste modelo incorporamos alguns dos genes de nossos carros de ralis, possibilitando ao novo Fabia ser o mais emocionante de sempre. Por outro lado, o modelo de produção serviu de base de partida para o desenvolvimento do novo Fabia R 5.”
O novo carro de ralis da Skoda possui uma verdadeira panóplia de alta tecnologia. Em conformidade com os regulamentos da FIA, o Skoda Fabia R 5 é equipado com um motor turbo de 1.6 litros. Esta é uma mudança significativa, uma vez que o Fabia Super 2000 estava equipado com um motor de 2.0 litros. Além disso, o novo carro de quatro rodas motrizes também possui uma caixa sequencial de cinco velocidades e suspensão do tipo McPherson. O peso do carro é de pelo menos 1.230 kg, conforme estipulam os regulamentos. Desde o início do projeto, a Skoda Motorsport dedicou 15 meses de intenso trabalho ao seu desenvolvimento com a finalidade de garantir uma interação perfeita entre todos os seus ultramodernos componentes.
O processo de homologação é longo e complexo, requerendo uma estreita cooperação com a Federação Internacional de Automobilismo e todas as partes envolvidas no projeto. Nos últimos meses, o novo Skoda Fabia R 5 foi submetido a um abrangente processo de aprovação, que acabou de terminar com êxito, com a homologação por parte da FIA. “Estamos bastante satisfeitos com a homologação concedida por parte da Federação Internacional de Automobilismo”, salienta Michal Hrabánek, Diretor da ŠKODA Motorsport. “O desenvolvimento da nossa nova esperança nos ralis foi um processo trabalhoso e um grande desafio para toda a equipa da Skoda Motorsport, a quem gostaria de endereçar um grande obrigado.”
Alguns dos melhores pilotos deram um contributo importante durante o desenvolvimento do novo carro de ralis, casos de Jan Kopecký (campeão no campeonato Ásia-Pacífico, do campeão europeu Esapekka Lappi, da autêntica lenda “Fast” Freddy Loix e do múltiplo campeão austríaco Raimund Baumschlager. Até à homologação foram percorridos cerca de 10.000 km de testes em estradas com os mais variados tipos de piso e sob diferentes condições climatéricas, incluindo a República Checa, Áustria, Alemanha, Itália, França, Grécia, Espanha e Finlândia. Seja em zonas geladas ou com temperaturas elevadas, ou em estradas asfaltadas, de terra ou cobertas de neve e gelo, o Skoda Fabia R5 passou com sucesso todos os testes.
Existe já um grande interesse no novo Skoda Fabia R 5 de equipas-clientes, com Portugal também nessa lista.
Michal Hrabánek, Diretor da Skoda Motorsport finaliza: “Com o novo Skoda Fabia R 5, queremos dar continuidade ao sucesso que tivemos nos últimos anos com um carro eficiente, e pleno de fiabilidade nos ralis disputados em todo o mundo. Após a homologação damos agora início a uma nova fase do projeto Fabia R 5”.