MundialWRC

Pressão adicional para Oliver Solberg no Rally da Suécia?

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS 2026

Das duas vezes em que esteve ao volante do Toyora GR Yaris Rally1, Oliver Solberg venceu. Em ambos os casos, não era dado como favorito, mas a verdade é que venceu e convenceu. Agora a sua posição de outsider terminou e vai para a Suécia, o rali do seu país, como principal candidato a vencer e sobre o qual irão recair todas as atenções mediáticas, depois da sua performance em Monte-Carlo.

Por isso, o Rali da Suécia será para Solberg um enorme desafio, que se vencer então o transportará para um nível de competitividade e motivação elevadíssimo, quando ainda está toda uma temporada por realizar.

Pela frente, Solberg, vai encontrar três vencedores desta prova. Evans, Neuville e Lappi, os dois primeiros com ritmo e competência para repetirem o feito, ao qual se juntará Fourmaux que ainda não conseguiu vencer no WRC, mas que continua perto de o fazer. Katsuta também já andou perto de vencer na Suécia, mas a consistência não deixa o japonês traduzir a rapidez em resultados.

Desde 2022, o Rali da Suécia tem como base Umeå, a maior cidade do norte da Suécia, a curta distância, através do Golfo da Bótnia, da Finlândia, onde está sediada a TGR-WRT. A nova localização – mais próxima do Círculo Polar Ártico do que da capital Estocolmo – ajudou a garantir condições de inverno extremo e trouxe estradas ainda mais rápidas.

O rali arranca na periferia da cidade na noite de quinta-feira, com uma versão completa de 10,23 quilómetros da classificativa de Umeå. A versão mais curta, Umeå Sprint, disputa-se no final de sexta-feira, após duas passagens pelas florestas a nordeste, separadas pela assistência de meio-dia. O formato de sábado é semelhante, com um loop de três classificativas a oeste, disputado duas vezes de cada lado da assistência, e nova passagem pelo Umeå Sprint no final do dia. O domingo conta com duas passagens por Västervik, a nordeste, antes de uma segunda passagem pela versão longa de Umeå, que serve de Power Stage final do rali.

Elfyn Evans
“O Rali da Suécia é um evento único no calendário do WRC e normalmente muito divertido de conduzir. O Rali de Monte-Carlo foi um início de época sólido para nós e, como sempre, vamos voltar a apontar à luta pela vitória na Suécia. Muito depende das condições exatas. Se tivermos temperaturas negativas e boas condições de gelo sólido, então será possível lutar a partir da nossa posição inicial na estrada, como conseguimos em 2025. Por outro lado, se houver muita neve fresca para limpar, pode tornar-se mais difícil. Tivemos uma boa preparação em condições muito frias no Arctic Rally na semana passada e, se encontrarmos algo semelhante na Suécia, será um grande rali.”

Oliver Solberg
“Ir para o meu rali de casa na liderança do campeonato é algo incrível, algo que nunca teria sonhado. É uma sensação fantástica, mas continuo a encarar tudo rali a rali, com muito para aprender em cada prova diferente que faço com este carro. O Rali da Suécia sempre foi o meu rali favorito do ano. Há um ambiente fantástico, com amigos e família por perto. Tem também as minhas condições preferidas: é a maior diversão que se pode ter num carro de ralis. Partir em primeiro na estrada na Suécia talvez não seja sempre a melhor posição, mas ainda assim é algo muito especial para mim. Talvez em algumas classificativas possa ter vantagem e noutras não. Só posso esperar por boas condições, dar o meu melhor e conduzir o mais rápido possível.”

Takamoto Katsuta
“Estou mesmo ansioso pelo Rali da Suécia. Quando iniciei a minha carreira nos ralis com o TGR WRC Challenge Program, na Finlândia, fiz grande parte da minha aprendizagem a conduzir em neve e gelo, por isso sinto-me confortável nestas condições. As estradas na Suécia têm também um carácter semelhante, muito rápido, que eu aprecio. Desde que a prova passou para Umeå, temos tido sempre condições muito boas, com uma base sólida de neve e gelo. Tenho sido competitivo lá nos últimos anos e isso dá-me bastante confiança, por isso este ano vou tentar repetir uma prestação semelhante à do ano passado, ou até melhor: esse é o meu objetivo.”

Thierry Neuville
“O Rali da Suécia é, regra geral, uma prova muito consistente, graças à superfície coberta de neve. Enquanto equipa, temos sempre tido boas prestações lá e venci o rali em 2018. Para repetir esses resultados, precisamos de um carro rápido e das condições certas. Os grandes muros de neve ajudam-nos a reduzir a velocidade nas estradas, mas também permitem apoiar o carro neles para evitar as valetas. Para que isso funcione, o carro tem de ter uma afinação fácil, boa rotação e funcionar bem com os pneus de pregos. Se houver neve fresca, é necessária a máxima proteção, mas em gelo sólido tudo passa por uma afinação mais rígida e precisa. Vamos para lá com o objetivo de vencer, mas sabemos que o desafio da Toyota será duro. No ano passado estivemos na luta pela vitória até ao último dia, por isso esperamos conseguir repetir isso este ano.”

Adrien Fourmaux
“O Rali da Suécia pode ser bastante exigente – é preciso muito compromisso em todas as classificativas. Precisamos de precisão no carro para otimizar a velocidade usando os muros de neve, sem ficarmos presos neles. Nos últimos anos tem estado mais gelado, com pouca neve fresca, pelo que deverá haver menos muros de neve, e espero também que a aderência seja provavelmente pior do que no ano passado. É necessário um carro muito bem equilibrado, que transmita confiança e permita atacar em todas as curvas. Ao contrário de Monte-Carlo, este é um rali de pura performance durante todo o fim de semana, onde é importante ter em conta as condições meteorológicas na afinação do carro. Temos uma boa posição na estrada para esta prova, pelo que o objetivo é lutar ao máximo pela vitória e reduzir a diferença no campeonato de construtores.”

Esapekka Lappi
“Pensava que a minha carreira no WRC tinha terminado, por isso estou muito surpreendido e entusiasmado por voltar a competir ao mais alto nível com a Hyundai Motorsport. Os meus resultados em algumas das provas mais recentes do WRC não foram muito positivos, por isso o meu objetivo este ano é mudar isso e mostrar compromisso em todas as condições que enfrentar. Em 2024, as condições na noite de sexta-feira foram muito difíceis, com queda intensa de neve durante a noite a reduzir bastante a visibilidade, mas lidámos bem com isso. Sendo finlandês, não é o rali mais desafiante para mim, mas as velocidades elevadas e a falta de aderência tornam-no traiçoeiro. Vamos beneficiar se houver neve fresca, pois as trajetórias dos carros da frente irão limpá-la, enquanto que, se estiver gelado, pode tornar-se mais lento para os carros que vêm atrás. Realizámos dois ralis de inverno com um carro Rally2 na Finlândia e um dia de testes com o Hyundai i20 N Rally1 na neve. O Rali da Suécia será a quarta participação da Enni num Rally1, a nossa primeira juntos numa entrada de topo de um construtor, o que torna esta oportunidade realmente especial para ambos.”

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo