“Um rali no centro de Barcelona!”
(POR JOÃO FERNANDO RAMOS)
Esta edição do cinquentenário do rali da Catalunha está cheia de surpresas, mas estava longe de imaginar algum dia fazer uma especial nos jardins do complexo da FIRA, com partida na Praça de Espanha.
A organização admite que estariam mais de vinte e cinco mil pessoas nas escadarias a ver o mundial, e que terão passado por ali durante a tarde mais de cem mil pessoas.
Foi um momento único para a caravana do WRC, com uma imensa partilha entre pilotos e os aficionados deste desporto que chegam de tudo quanto é sítio. No meio da multidão descobri uma camisola do Porto e não foi difícil começar a conversa em Português, claro, sobre carros, sobre as especiais, onde se pode ver, a loucura que estava em Salou logo pela manhã para ver a partida.
Há público por todo o lado, como todos gostamos. Em Espanha os ralis ainda são assim, como eram em Portugal quando eu era menino e subia a Serra da Lousã para ver passar os Audi, o Stratos, o Deltona, o 5Gt Turbo, o MG, os Ford RS200 e tantos outros. Agora as normas de segurança são mais apertadas, mas o público está lá sempre, por todo o lado, fazendo deste um desporto especial que leva os adeptos a correr milhares de quilómetros para estar em cada etapa do mundial. É bonito sentir o carinho que têm por Portugal, pela nossa forma de receber e pelo Rali. Serão muitos a rumar ao norte para o ano para fazer a festa.
A especial desta tarde era muito complicada. Estreita, escorregadia, com muitas armadilhas. O Janela recomendou cautelas e eu parti com algum receio. Não havia mesmo margem para o mais pequeno erro. Fizemos o nosso melhor, e o carrinho chegou impecável ao fim do dia, pronto para começar o dia de terra, antes de outros dois dias de asfalto.
À chegada, parte da nossa equipa de mecânicos, que ficam sempre sorridentes quando abrimos o vidro do carro e damos sinal de que está tudo bem. Esta é uma prova em que todos são importantes e onde quem veste a camisola da RMC sabe que tem que fazer o melhor para o carro estar perfeito. Hoje estava.
Amanhã, o dia começa muito cedo e vem aí a terra. Estarei de volta para vos contar as peripécias do dia.