Rafael Botelho estreia-se… e logo no Sata
Rafael Botelho e João Cabral compõem a dupla mais jovem alguma vez inscrita no SATA Rallye Açores, marcando esta prova a estreia do piloto, já conhecido nos desportos motorizados, por via da sua longa ligação ao Motocross.
Desde tenra idade que Rafael Botelho tem estado ligado aos desportos motorizados, numa fase inicial como participante em provas de Motocross a nível regional e nacional, e mais tarde como parte da Organização de provas de Motocross, através do Rosinhas Volei Clube.
No entanto, para este jovem não restam dúvidas de que este percurso sempre teve um objetivo bem definido. “Eu sempre fui criado com os motores e desde que me lembro que sempre tive um gosto enorme pelos ralis. Numa primeira fase passei pelo Motocross, mas sabia que esta modalidade seria uma ponte para chegar ao meu sonho – os ralis” explica Rafael Botelho.
Ao longo de dois meses, a equipa da RR Motorsport envidou esforços para conseguir os desejados apoios, os quais reunidos permitiram a concretização de um projecto que passa numa primeira fase pela participação de Rafael Botelho, navegado pelo jovem João Cabral, no SATA Rallye Açores 2013. “Sei que não tendo experiência nenhuma em ralis é uma prova complicada” refere o piloto consciente da conhecida dureza da prova, acrescentando que “o meu objectivo passa por ganhar rodagem, fazer quilómetros e sobretudo divertir-me, porque ao fim ao cabo é um sonho que estou a realizar.”
Com a apresentação oficial da equipa da RR Motosport e respetiva viatura agendada para 22 de abril, Rafael Botelho adianta que “A minha viatura e, seguindo o conselho de alguns conhecidos com experiência em ralis, vai ser um Citroën Saxo, Grupo A. É um carro de duas rodas motrizes. Considero que é o carro ideal para esta fase, até porque é conhecido com a “escola dos ralis”. É um carro com muitos anos de ralis, aliás era para terminar a homologação em 2010, mas depois foram dados mais 2 anos e no final de 2012 mais 4 anos de homologação”, acrescentando que a segurança na sua escolha assenta sobretudo no fato de que “é um carro que tem excelentes resultados desportivos, um carro extremamente fiável e com uma mecânica relativamente fácil e acessível aos mecânicos”.
Agradado com o comportamento e competitividade da viatura com que se apresentará na linha de partida do SATA Rallye Açores 2013, Rafael Botelho destaca “sem os nossos patrocinadores nada disto seria possível. Numa fase inicial, e concretamente no que diz respeito ao SATA Rallye Açores, a nossa equipa irá utilizar a estrutura de assistência de um piloto regional, do Paulo Maciel. Aliás, a viatura que irei utilizar era também deste piloto”, esforçando que é de suma importância, sendo a sua estreia, poder “contar com uma estrutura bem organizada e oleada. Assim, vai facilitar a minha aprendizagem, pois não terei de me preocupar com algumas coisas que poderiam retirar-me algum tempo, que posso dedicar à preparação do rali”.
A RR Motorsport tem como principal patrocinador a empresa canadiana Sarcor Rebar, cujo proprietário virá propositadamente aos Açores durante o SATA Rallye para acompanhar a prova de perto. Ligado ao setor da construção civil, a Sarcor Rebar está sediada em Ontário e tem um historial de sucesso, primando pela qualidade dos serviços que presta.
Entusiasmados com o aproximar a passos largos da prova citadina a 24 de abril, na marginal de Ponta Delgada, Rafael Botelho e João Cabral garantem que está tudo apostos e irão aproveitar ao máximo esta prova para apreenderem o maior número de conhecimentos possível. Aliás, neste âmbito o piloto destaca o importante papel do experiente piloto Paulo Maciel que “já tive a oportunidade, desde que adquiri o carro, de rodar duas ou três vezes com o Paulo e ele tem sido incrível. Tem-me transmitido muitos ensinamentos e tem tido uma paciência enorme comigo, tudo para que quando chegar a hora de partir para a primeira especial eu esteja devidamente preparado. Quero agradecer ao Paulo Maciel porque ele tem sido incansável”.
Com tudo apostos para a apresentação oficial da equipa a 22 de abril no Hotel Vila Nova em Ponta Delgada, Rafael Botelho e João Cabral prometem surpreender pela positiva, nesta prova de estreia da dupla.