
Os vice-campeões do mundo de WRC2 em título, Yohan Rossel e Arnaud Dunand, juntamente com os campeões do mundo de WRC2 Challenger, Nikolay Gryazin e o seu navegador Konstantin Aleksandrov, estarão à partida do 94.º Rallye Monte Carlo 2026 como equipas oficiais da Team Lancia Corse HF
A Team Lancia Corse HF inscreverá oficialmente dois Lancia Ypsilon Rally2 HF Integrale para a temporada de WRC2 de 2026, começando no Rallye Monte Carlo, de 22 a 25 de janeiro de 2026. A equipa contará com a PH Sport para a gestão operacional, com o apoio da Yacco e da Sparco. Com a sua vasta experiência em ralis, Didier Clément será o Diretor de Equipa.
O piloto francês Yohan Rossel (30 anos) subiu todos os degraus a nível nacional e internacional ao volante de carros do Grupo Stellantis. Campeão Júnior de França, vencedor da Taça Promoção, Campeão do Mundo de WRC3 em 2021 e vice-campeão do mundo de WRC2 em 2025 — estes são apenas alguns dos seus feitos.
O piloto búlgaro Nikolay Gryazin (28 anos) traz uma ampla experiência internacional. Domina as superfícies mais exigentes, tendo conquistado o título ERC U28 e o Campeonato do Mundo WRC2 Challenger.
A dupla reencontrar-se-á em Monte Carlo sob a bandeira oficial da Team Lancia Corse HF. Será um momento histórico. Depois de onze títulos mundiais de construtores e outras tantas vitórias em especiais no Rallye Monte Carlo, a Lancia abandonou o Campeonato do Mundo de Ralis da FIA no início da década de 1990.
Desde a divulgação das primeiras imagens do Lancia Ypsilon Rally2 HF, seguida da apresentação oficial e do lançamento comercial, o entusiasmo em torno do regresso da marca italiana foi imediato. Mais de 40 carros já foram encomendados para competir em campeonatos internacionais e nacionais. Este Rally2 representa também o passo final na pirâmide de ralis da Lancia, permitindo aos jovens talentos subir de nível.
Roberta Zerbi, CEO da Lancia
“O regresso da Lancia aos ralis mundiais é um passo importante, que encaramos com um forte sentido de responsabilidade. O Yohan e o Nikolay trazem perspetivas distintas, uma compreensão moderna da modalidade e a atitude certa para crescerem juntamente com o nosso projeto. O Ypsilon Rally2 HF Integrale foi criado para competir ao mais alto nível, e o trabalho da equipa Lancia Corse HF permite-nos encarar este novo capítulo com confiança e clareza. Vemo-nos em Monte Carlo, em janeiro!”
Yohan Rossel, Piloto Oficial WRC2 – Team Lancia Corse HF
“Descobrir o historial da Lancia e ouvir Miki Biasion, que compara a Lancia à Ferrari, faz-nos perceber de imediato que é uma marca que impõe respeito. Por isso, estou muito orgulhoso por me juntar à Lancia com a mesma motivação que tinha no início da minha carreira. Este novo capítulo dará um verdadeiro impulso ao meu percurso: um novo construtor, grandes ambições e a vontade de ir ainda mais longe com o projeto… para vencer.”
Nikolay Gryazin, Piloto Oficial WRC2 – Team Lancia Corse HF
“Tenho muito orgulho em juntar-me à Team Lancia Corse HF como piloto oficial para a temporada de 2026. A Lancia tem uma história icónica nos ralis, e é uma enorme honra fazer parte desta história. Partilhamos as mesmas ambições: lutar na frente, melhorar todos os dias e levar este nome lendário de volta ao lugar que merece. Estou altamente motivado para o trabalho que temos pela frente, desde o primeiro teste até à última especial da época. Quero agradecer à Team Lancia Corse HF pela confiança, assim como aos meus parceiros e fãs pelo apoio contínuo.”
Didier Clément, Diretor de Equipa – Team Lancia Corse HF
“Para assinalar o regresso da Lancia, uma marca icónica com um património incrível nos ralis, precisávamos de contar com pilotos capazes de lutar pela vitória em todas as provas. As nossas duas duplas são tão completas quanto complementares. A dupla Yohan Rossel e Arnaud Dunand representa lealdade e consistência de performance. Tendo competido desde o início ao volante de carros do Grupo Stellantis, estiveram perto do título mundial em 2025 e são dos principais favoritos. Também nos pareceu natural reunir a dupla que competiu na época de 2024 com seis vitórias. É, portanto, com grande prazer que chamámos o Nikolay e o Konstantin, que vão reforçar a Team Lancia Corse HF no WRC2.”



