Rovanpera continua a dominar em Espanha (Dia 2 Rally Islas Canárias 2025)
Kalle Rovanperä reforçou a sua perseguição à primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis FIA de 2025 com mais uma exibição impecável este sábado no Rally Islas Canarias.
A estrela da Toyota GAZOO Racing mantém-se firmemente a caminho de se tornar o primeiro vencedor de sempre de uma ronda do WRC disputada em solo gran-canário. Rovanperä entrará na derradeira etapa de domingo, composta por cinco classificativas, com uma vantagem confortável de 45,2 segundos, liderando um top quatro exclusivamente composto por GR Yaris Rally1.
Chegando a esta quarta prova com um atraso de 57 pontos face ao líder do campeonato, Rovanperä encontrou um ritmo que mais ninguém conseguiu igualar. Venceu seis das classificativas de asfalto deste sábado, quase duplicando a vantagem de 26,8 segundos que tinha ao final de sexta-feira, antes de Elfyn Evans impedir o pleno, ao vencer a super especial noturna dentro da Gran Canaria Arena. Ainda assim, Rovanperä soma já 12 triunfos em 13 classificativas disputadas.
Evans ocupa o terceiro posto, a 22,9 segundos de Ogier, com Takamoto Katsuta a mais 35,8 segundos. A Toyota parecia prestes a assegurar as cinco primeiras posições antes de Sami Pajari embater numa barreira de madeira na penúltima classificativa, abandonando a prova depois de ter ocupado o quarto lugar da geral.
“Está a correr muito bem,” disse Rovanperä. “Fizemos umas pequenas alterações no carro esta tarde e senti-me ainda melhor do que de manhã, o que foi ótimo. Acho que também as duas primeiras classificativas estavam a limpar um pouco, por isso o nível de aderência ficou mais constante e agradável.”
Perspetivando o Super Domingo — onde estão em jogo até 10 pontos extra, além dos 25 atribuídos pela vitória final — o jovem de 24 anos acrescentou:
“Precisamos dos pontos, por isso só espero ter amanhã a mesma boa sensação no carro — que tudo corra naturalmente. Se não, teremos de pensar na perspetiva geral. Mas se tudo correr bem, claro que temos de tentar arrecadar alguns pontos.”
Ogier, que praticamente admitiu na sexta-feira que a vitória estava fora de alcance, concentrou-se desde então em consolidar o segundo lugar. O francês conseguiu distanciar-se ainda mais de Evans este sábado, duplicando a vantagem depois de superar o galês em cinco classificativas.
Neste momento, Evans está em posição de aumentar a sua liderança no campeonato para mais de 40 pontos, com os seus rivais diretos Thierry Neuville e Ott Tänak a enfrentarem fins de semana complicados. Ambos os pilotos da Hyundai ocupam o sexto e o sétimo lugar, respetivamente, atrás do seu colega de equipa Adrien Fourmaux, depois de problemas de afinação, alegadamente relacionados com os diferenciais.
Beneficiando do abandono de Pajari, Fourmaux ocupa agora o quinto lugar, apesar de ter deixado o carro ir abaixo na última classificativa, estando a 25,7 segundos de Katsuta, enquanto Neuville e Tänak se mantêm próximos do francês.
Noutros acontecimentos, as esperanças de Grégoire Munster sofreram um duro revés quando precisou da ajuda dos espectadores após sair largo e encalhar o seu M-Sport Ford Puma Rally1 na SS10. O incidente custou-lhe três minutos e fê-lo cair para o 13.º lugar da geral, promovendo os líderes do WRC2 — Yohan Rossel e Alejandro Cachón — bem como o colega de equipa Josh McErlean, para oitavo, nono e décimo lugares, respetivamente.
O desfecho do rali acontece este domingo, com menos de 60 quilómetros cronometrados, terminando com a Wolf Power Stage, que atribui pontos extra e encerra o evento às 13:15 locais.
Classificação geral após sábado (SS13/18):
1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) 2h22m17.3s
2 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) +45.2s
3 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +1m08.1s
4 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +1m43.9s
5 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +2m09.6s
6 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +2m15.2s
7 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +2m37.3s
8 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +5m45.9s
9 Alejandro Cachón/Borja Rozada (Toyota GR Yaris Rally2) +6m04.7s
10 Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) +6m12.3s