Skoda Fabia R5 teve estreia muito positiva
O Campeão Europeu Esapekka Lappi conquistou no Rali de Portugal o segundo lugar na categoria WRC 2, à frente do seu companheiro de equipa Pontus Tidemand. A ŠKODA celebrou uma estreia brilhante no WRC com o seu novo Fabia R5 no Rali de Portugal.
O novo carro de ralis da ŠKODA não só superou com sucesso e grande resistência mais de 324,18 km de troços cronometrados, mas também evidenciou sinais do seu grande potencial ao vencer cinco PEC’s na categoria WRC 2 neste estreia no Mundial de Ralis WRC.
“Quero agradecer a toda a equipa que ultrapassou com sucesso este nosso duplo desafio com as presenças no Campeonato do Mundo de Ralis e no Campeonato de Ralis da República Checa. O novo Fabia R5 evidenciou uma prestação relevante nas duas provas. Foi um fim-de-semana de muito sucesso para a ŠKODA!” destacou Michal Hrabánek, Diretor da ŠKODA Motorsport, após a primeira presença no WRC primeiro em mais de dois anos. No sábado, Jan Kopecký / Pavel Dresler venceram a 43ª edição do Rally Český Krumlov após um verdadeiro duelo. Foi a segunda vitória para o novo Škoda Fabia R5 na segunda jornada do Campeonato de Ralis da República Checa.
Depois, no passado domingo, a mais de 2 mil km de distância, as duplas da ŠKODA constituídas por Esapekka Lappi e Janne Ferm e Pontus Tidemand e Emil Axelsson garantiram o primeiro duplo pódio no WRC 2 para o novo Fabia R5 no Rali de Portugal. Houve emoção e um grande duelo pela vitória no WRC 2 no final do penúltimo dia, quando Lappi foi mais rápido 41,0 segundos que o favorito Nasser Al-Attiyah no troço de Vieira do Minho. No entanto, o vencedor do Dakar, terminou a jornada portuguesa com 12 segundos de vantagem sobre o campeão europeu Lappi na classificação geral.
“Estamos muito satisfeitos com o segundo lugar, depois de tudo o que aconteceu nesta primeira prova do WRC com o novo ŠKODA Fabia R5. O carro evidenciou um convincente comportamento e grande fiabilidade nos difíceis troços em terra de Portugal”, salientou o “Finlandês Voador” Lappi, que obteve o tempo mais rápido na categoria WRC 2 em cinco PEC’s. “É novamente um brilhante começo no WRC. A atmosfera foi fantástica.” Centenas de milhares de espectadores presenciaram os 15 troços do Rali de Portugal, com o destaque a pertencer ao já lendário troço de Fafe com o seu salto da “Pedra Sentada” a somar à zona do Confurco.
“Foi muito divertido. Ganhamos muita experiência nesta fantástica estreia do Fabia R5”, disse Tidemand. O novo piloto da ŠKODA regressa agora ao Campeonato Ásia-Pacífico (APCR), onde está ansioso para defender a sua posição de liderança na classificação geral, na jornada a realizar na Austrália entre 19 e 21 de junho.
A próxima presença do Fabia R5 em provas do Mundial acontecerá já no mês de junho (Rali de Itália – Sardenha, entre os dias 11 e 14), voltando a estar presente dois carros: ao Campeão Europeu Lappi juntar-se-á Jan Kopecký, o atual Campeão do Campeonato Ásia-Pacífico. Michal Hrabánek destacou que “após a bem sucedida estreia no Rali de Portugal, já estamos ansiosos para o próximo desafio. Afinal de contas, estamos apenas ca começar o projeto Fabia R5 e ainda temos muito trabalho pela frente.