Soltas ralis internacionais
(POR CARLOS SILVA) Robert Kubica participará no próximo International Jännerrallye, primeira prova pontuável do Campeonato Europeu de Ralis a bordo de um Ford Fiesta RRC, marcando assim o início da sua ligação desportiva à marca da oval. O piloto polaco que venceu este fim de semana uma prova italiana (Ronde Citta di Sperlonga) com um Peugeot 207 S2000 visa essencialmente treinar a sua condução em pisos de neve com vista a sua estreia com um Ford Focus RS WRC no próximo Rallye Monte-Carlo.
A dupla campeã polaca em título Kajetan Kajetanowicz/Jarek Baran tomarão parte no próximo Campeonato da Europa de Ralis com um Ford Fiesta R5 da conhecida equipa LOTOS Rally Team. Segundo o vencedor do ultimo Rally da Polónia: ” É uma sensação incrível. Acabamos de terminar a época de 2013 com o nosso título e daqui a nada saltaremos para dentro de um carro de rally. Apenas tenho que agradecer aos patrocinadores que apoiam a LOTOS Rally Team, que reconheceram a nossa consistência e o nosso árduo trabalho. O carro será preparado pela M-Sport Polónia com sede na Cracóvia e será um novo capítulo da minha carreira”.
Segundo o site plantemarcus.com Hayden Paddon poderá estar presente no próximo Rallye Monte-Carlo a bordo de um Ford Fiesta RS WRC, repetindo a sua presença no Mundial de Ralis com WRC, tal como no ultimo RACC- Rali da Catalunha. Depois de ter sido apontado pela M-Sport como sendo um dos seus possíveis pilotos oficiais da equipa britânica para a próxima temporada, o piloto neozelandês poderá igualmente disputar 7 provas do próximo WRC-2.
François Delecour, atual detentor do título do Campeonato da Roménia, vai disputar pela 18.ª vez o próximo Rallye Monte-Carlo, a bordo de um Ford Fiesta RS WRC.
A dupla de Rep.Checa Martin Prokop a Jan Tománek confirmaram a sua continuação no Campeonato do Mundo de Ralis, onde voltarão a competir com um Ford Fiesta RS WRC com as “cores” da Jipocar. O programa contempla doze provas do WRC com o Rali da Austrália a ficar novamente de fora da agenda de ambos. Com 31 anos, Prokop que com a sua estrutura privada “calçada” com pneus da D-Mack, classificaram-se na nona posição do ultimo Mundial com 63 pontos, afirmou que: “Embora que competição esteja novamente a um grande nível, estamos confiantes o suficiente para defender os resultados desta temporada e terminar novamente no top ten”. Isso seria um resultado fantástico para nós como privados entre as quatro equipas de fábrica. Nos últimos três eventos da temporada de 2013, fizemos progressos significativos no carro, no set-up e no meu estilo de condução, por isso fomos capazes de reduzir a diferença a para as equipas de topo. Eu acredito que a temporada de 2014 vai começar com o mesmo desempenho e vamos uma vez mais fazer os nossos fãs felizes. Eles também irão apreciar o retorno do Rally da Polónia para o calendário do Campeonato do Mundo de Ralis. ” Por outro lado Quirin Müller – o novo Director da equipa checa, revelou que existe a forte possibilidade de surgir um segundo carro na equipa para alugar a pilotos privados para efetuar pelos menos seis provas ao longo da temporada.