WRC

Soltas ralis internacionais

toyotayari14(POR CARLOS SILVA)

Segundo o site alemão www.motorsport-total.com, o projecto Toyota Yaris WRC que está a ser desenvolvido pela Toyota Motorsport GmbH (TMG) sediada em Colónia (Alemanha), está num adiantado estado de desenvolvimento, tendo em vista o regresso oficial da marca nipónica ao WRC já na próxima temporada. Segundo Rob Leupen o CEO da TMG:
“O WRC tem sido sempre um problema para a TMG. Temos vindo a desenvolver um veículo há algum tempo, baseado num Yaris da Toyota, e deverá fazer os primeiros quilómetros de testes ainda este ano. Stephane Sarrazin (piloto oficial da marca) será o responsável pelos testes, pelo menos no asfalto”.

Depois do desastre que foi a presença da Hyundai em Monte Carlo, Michel Nandan, responsável máximo da equipa, afirma que nem tudo foi mau!!! “Estamos desapontados, mas estivemos mesmo assim num bom nível em termos de performance e trabalhamos muito bem como equipa. Por isso, deste ponto de vista foi positiva a presença em Monte Carlo”. De modo a acelerar o processo de desenvolvimento do carro, tudo indica que uma terceira unidade do I20 WRC poderá marcar presença em algumas provas europeias.

De apenas 21 anos de idade, o piloto da Estónia Karl Kruuda também marcará presença na WRC 2 nesta temporada, a começar já no próximo Rali da Suécia. Krudda que já participou em 22 provas pontuáveis para o WRC, irá dispor de um Ford Fiesta S2000 preparado pela MM Motorsport de Markko Martin. Estará igualmente presente no Campeonato da Finlândia de Ralis não sendo de excluir algumas participações no campeonato do seu país.

O aguardado “duelo” esperado entre o jovem sueco Pontus Tidemand (Ford Fiesta RS WRC) e Mads Østberg ( Citroën DS3 WRC) no Moutain Rally (prova do campeonato da Noruega que serviu de preparação ao Rali da Suécia), cedo de “desvaneceu”. Ao utilizar pneus com as espeficicações do WRC (mais largos), o piloto oficial da Citröen Racing perdeu em média cerca de 1,5 seg. por km comparativamente aos utiizados ( menos largos) pelo campeão em titulo da Junior WRC. Assim e ao cabo de seis especiais, Tidemand logrou obter uma fácil vitória com uma vantagem de 1.36,3 seg. sobre Mads e Andreas Grondal (Subaru Impreza WRX) quedou-se pela terceira posição a 2.24,7 do vencedor.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo