
Ott Tänak resistiu a um final dramático para conquistar, este domingo, uma vitória autoritária no EKO Acropolis Rally da Grécia, relançando a sua candidatura ao título do Campeonato do Mundo de Ralis FIA, ao lado do navegador Martin Järveoja.
O piloto da Hyundai esteve em excelente forma durante todo o fim de semana e parecia preparado para fechar a prova sem sobressaltos, vencendo duas das quatro exigentes classificativas de domingo em pisos de terra. No entanto, um problema na caixa de velocidades surgiu na Wolf Power Stage, obrigando Tänak a terminar o troço a ritmo controlado.
Apesar do contratempo, o estónio tinha construído uma vantagem confortável e conseguiu segurar o triunfo — garantindo a sua primeira vitória e a da Hyundai desde o Central European Rally de 2024, com uma margem de 32,8 segundos. Este resultado pôs igualmente fim à invencibilidade da Toyota em 2025.
Com este desfecho, Tänak reduz para apenas 12 pontos a diferença para o líder do campeonato, Elfyn Evans, com Sébastien Ogier a manter-se entre ambos, dois pontos à frente do estónio. Seguem-se agora duas provas decisivas, com o rali da Estónia — em casa de Tänak — e as rapidíssimas especiais da Finlândia, onde o piloto e o seu navegador partem em terreno conhecido.
“Estava muito preocupado, para ser sincero”, confessou Tänak. “Na última classificativa, a terceira mudança começou a fazer muito barulho e percebi que tinha partido. Logo a seguir, toda a caixa ficou barulhenta e não tínhamos confiança nenhuma de que conseguiríamos terminar a especial e regressar. Foi stress a mais para vencer um rali.”
Ogier, que liderou nas fases iniciais da prova, terminou em segundo — somando o quinto pódio em outras tantas participações esta temporada. O oito vezes campeão do mundo, que irá falhar a próxima ronda, apostou em pneus novos de composto macio para a derradeira secção e conquistou a vitória na Wolf Power Stage.
“Acho que tivemos um fim de semana muito forte”, afirmou Ogier. “Não havia muito que pudéssemos fazer contra o Ott — ele esteve realmente imparável.”
Adrien Fourmaux celebrou o segundo pódio da temporada com a Hyundai, ao terminar em terceiro, depois de recuperar de problemas de suspensão no sábado. Um resultado importante para o francês, que não pontuava desde o quinto lugar alcançado nas Canárias, em abril.
O líder do campeonato, Elfyn Evans, foi quarto, apesar de ter sido o primeiro na estrada na sexta-feira. Um bom conjunto de pontos — incluindo o quarto lugar na Wolf Power Stage — ajudou a minimizar as perdas na luta pelo título.
Thierry Neuville terminou em quinto, depois de dois furos na sexta-feira terem comprometido a sua candidatura ao pódio. Um amortecedor danificado e uma avaria técnica — que obrigou o belga a parar e reiniciar o carro na penúltima especial — tornaram ainda mais frustrante o seu fim de semana.
Grégoire Munster seguia próximo, mas a M-Sport decidiu retirar o seu Puma Rally1 no final da assistência de sábado devido a um problema técnico — promovendo Oliver Solberg, vencedor do WRC2, ao sexto lugar da geral.
Solberg liderou a armada do WRC2, com Gus Greensmith a segurar Yohan Rossel e a garantir o segundo lugar da categoria e o sétimo da geral. Kajetan Kajetanowicz e Alejandro Cachón fecharam o top 10.
Os pilotos da Toyota, Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta, regressaram à ação no domingo sob as regras de “restart” após abandonos no sábado. No entanto, Rovanperä viu as suas hipóteses de pontuar no “Super Sunday” terminarem após ter de trocar uma roda na SS15, enquanto Katsuta também teve de parar para mudar um pneu na Wolf Power Stage.
Evanas continua a liderar o mundial com 150 pontos, mas tem agora Ogier e Tanak mais próximo, com 141 e 138 pontos respetivamente.
O Campeonato do Mundo de Ralis prossegue com o Delfi Rally Estónia (17 a 20 de julho), onde velocidades elevadas e o apoio do público da casa aguardam Tänak, numa fase crucial da luta pelo título.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N Rally1 4h 12m 20.1s
2. S Ogier / V Landais FRA Toyota GR Yaris Rally1 +32.8s
3. A Fourmaux / A Coria FRA Hyundai i20 N Rally1 +3m 09.8s
4. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris Rally1 +3m 31.1s
5. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N Rally1 +8m 59.5s
6. O Solberg / E Edmondson SWE Toyota GR Yaris Rally2 +10m 34.7s