TGRIC inicia em grande no Serras de Fafe
Na senda do sucesso obtido no ano de estreia, a TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup (TGRIC) vai para a estrada já este fim-de-semana, para uma segunda temporada que promete ser ainda mais intensa e espetacular!
Em termos de projeto, a TGRIC mantém como objetivo continuar a atrair jovens pilotos que pretendem uma fórmula acessível para poderem evoluir, bem como pilotos mais experientes que procuram competitividade e diversão com fórmulas comprovadas, e sem surpresas a taça monomarca organizada pela Toyota Espanha, Toyota Caetano Portugal e Motor & Sport Institute (MSi) é uma cabal resposta dado o sucesso já obtido em 2022.
Os números não enganam, e em Fafe a lista de inscritos cresceu quase para o dobro, com mais unidades do renovado e ainda mais apto Toyota GR Yaris RZ a serem inscritas. Em termos de equipas, e para além de terem transitado muitas das equipas de 2022, juntam-se muitos novos valores em mais um claro reafirmar da mais-valia do troféu, bastando um pouco de atenção à lista de concorrentes inscritos para se reconhecer um incremento substancial no número de concorrentes, com quinze equipas à partida para o Rally Serras de Fafe.
Uma nova caixa de velocidades que faz subir a eficácia e rapidez do carro para outros patamares, novas soluções de aerodinâmica e de carroçaria que visam melhorar ainda mais a fiabilidade e desempenho global, são as mudanças mais visíveis a nível técnico ao que se soma na vertente desportiva o aumento dos prémios pecuniários envolvidos no troféu e um calendário revisto, o que em suma se traduz numa nova época mais atrativa e profícua para todos.
O campeão em título, Sergi Francoli renova a sua aposta no troféu, bem como os restantes classificados no pódio no ano passado, Miguel Campos e Ricardo Costa. Pedro Lago Vieira gostou e ficou, marcando presença agora no arranque em Fafe, tal como Dani Berdomás que tendo também dado mostras de bom andamento no passado, quer voltar e procurar melhores resultados este ano. Quanto aos novos pilotos há muitas novidades e não apenas jovens valores, pois alguns consagrados já olham para esta fórmula competitiva como o caminho certo a seguir na competição em ralis. J.Carlos Mulero, Albert Llovera, Isaac Vera, Pierre Lafay, Javier Villa, Alberto Monarri, Bruno Bulacia, Jonathan Rieu, Roaux e Manu Gascou serão as novidades por terras portuguesas.
Já sobre a prova, as condições não vão ser fáceis pois a previsão é de chuva para os dias de prova, o que num rali em piso de terra batida, vai colocar à prova pilotos e máquinas. Contudo, essas condições podem até ser benéficas para as equipas da TGRIC pois seguramente vão realçar a vantagem técnica das quatro rodas motrizes do Toyota GR Yaris RZ, equipados com os pneus “Scorpion” do novo parceiro Pirelli enquanto fornecedora oficial de pneus para a TGRIC. A empresa italiana aporta para o troféu a sua ampla experiência em competição, enquanto fornecedora dos pneus aos WRC1 que participam no Mundial de Ralis FIA – World Rally Championship (FIA WRC).
LISTA DE INSCRITOS TGR IBERIAN CUP – RALLY SERRAS DE FAFE
77
Sergi Francolí
Javier Moreno
CSM Automoció 78 Miguel Campos Jose Janela Miguel Campos
79
Ricardo Costa
Rui Vilaça
Macedo & Macedo GTW Racing 80 Daniel Berdomás Brais Mirón Grupo Breogán
81
Pedro Lago
Ricardo Faria
Toyota Caetano Auto 82 Bruno Bulacia Axel Coronado Bruno Bulacia
83
Alberto Monarri
Alberto Chamorro
MAVISA Sport 84 Pierre Lafay Dominique Savignoni CHL Sport
85
José Carlos Mulero
Carlos Fernández
Automóvil Club de Lorca 86 Albert Llovera Óscar López PCR Sport Club Esportiu
87
Isaac Vera
Sergio Cerezo
Toyota Kobe Motor 88 Jean-Michel Raoux Antoine Paque Jean-Michel Raoux
89
Jonathan Rieu
Thomas Escartefigue
Jonathan Rieu 90 Javier Villa Andrés Blanco Asturhíbrido
91
Manu Gascou
Guilles De Truckheim
Manu Gascou