WRC

Título da Volkswagen no triunfo de Ogier

vwpro13camp(POR RICARDO NASCIMENTO)

O derradeiro dia do Rally Catalunha foi disputado em pisos de gravilha, ficando marcado por muito pó e alguns erros entre os pilotos da frente que fez com que o rally tivesse um desfecho diferente do previsto.

Embora tivesse começado o dia com mais de 40 segundos de atraso para o líder, Sébastien Ogier beneficiou talvez, por ser o quarto piloto na estrada, venceu os últimos quatro troços, o rally (o 8ª da época) e ainda bateu o (ex)líder por mais de 1 minuto.

Sendo o primeiro na estrada, Jari-Matti Latvala só perdeu a liderança no penúltimo troço mas, na derradeira especial, o finlandês perdeu mais de 30 segundos para Ogier pois, teve problemas no Volkswagen (principio de incêndio) e ainda precisava chegar à última assistência. Com este resultado, a Volkswagen garantiu o primeiro título de construtores em ano de estreia, que curiosamente se efectivou com a a desistência de Sordo.

Dani Sordo com problemas de suspensão saiu de estrada perto do final do rally e Thierry Neuville furou o pneu posterior direito, após ter apanhado pó numa zona rápida, perdendo quase 1 minuto e algumas posições. Com estes infortúnios, Mikko Hirvonen acabou por terminar o evento espanhol na terceira posição, com 20s de vantagem para o belga e mais de 40 para Evgeny Novikov.

Mads Østberg deu-se muito melhor nos pisos de gravilha pois, acabou por ser o segundo piloto mais rápido do dia mas, já era tarde para recuperar posições, apesar de ter ganho mais de um minuto a Novikov.

Martin Prokop (7º) distanciou-se de Hayden Paddon (8º) mas, o piloto checo ainda apanhou um susto no final ao ficar sem travões e quase sem piso nos pneus na derradeira especial.

Robert Kubica terminou na nona posição, venceu o WRC-2 e tornou-se campeão na categoria, em ano de estreia no campeonato do mundo. Em Gales, o polaco vai participar com o carro de Al-Qassimi e é hipótese na equipa Citroën Racing em 2014.

Al-Kuwari terminou no top 10, na estreia ao volante de um world rally car, batendo Al-Qassimi por 3,7s. Destaque para Andreas Mikkelsen que regressou em super-rally, vencendo os dois troços de abertura da etapa.

João Fernando Ramos desistiu na derradeira etapa com o diferencial partido e Paulo Freire terminou a prova no 29º lugar.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (7); Dani Sordo (2); Jari-Matti Latvala (2); Thierry Neuville (1); Andreas Mikkelsen (2)

LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1 a 5); Dani Sordo e Jari-Matti Latvala (SS6); Jari-Matti Latvala (SS7 a 12); Sébastien Ogier (SS13)

PILOTO O RALI
Sebastien Ogier

MOMENTO DO RALI
Problemas de Latvala a dois troços do fim

MENOS DO RALI
Mds Ostberg

POWER STAGE:
1. Thierry Neuville; 2. Sébastien Ogier; 3. Jari-Matti Latvala

DIA 3
1. Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (FRA) Volkswagen Polo R WRC 3h33m21,2s
2. Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila (FIN) Volkswagen Polo R WRC +32,9s
3. Mikko Hirvonen / Jarmo Lehtinen (FIN) Citroën DS3 WRC +01m13,7s
4. Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (BEL) Ford Fiesta RS WRC +01m33,9s
5. Evgeny Novikov / Ilka Minor (RUS/AUT) Ford Fiesta RS WRC +02m01,0s
6. Mads Østberg / Jonas Andersson (NOR/SUE) Ford Fiesta RS WRC +02m26,0s
7. Martin Prokop / Michal Ernst (CZE) Ford Fiesta RS WRC +04m55,8s
8. Hayden Paddon / John Kennard (NZ) Ford Fiesta RS WRC +06m55,7s
9. Robert Kubica / Maciej Baran (POL) Citroën DS3 RRC +11m24,1s
10. Adulaziz Al-Kuwari / Killian Duffy (QAT/IRL) Ford Fiesta RS WRC +13m26,8s

PRINCIPAIS ABANDONOS:
6 Nasser Al-Attiyah – Ford Fiesta RS WRC
3 Dani Sordo – Citroën DS3 WRC

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo