
Apesar de apenas contar com um rali no currículo, Francisco Fontes já é um nome familiar no ambiente dos ralis. Filho de José Pedro Fontes e neto de Rufino Fontes, inicia em 2025 a sua carreira com o recém-lançado Lancia Ypsilon HF Racing, juntando o peso da herança familiar ao renascimento de uma marca histórica no automobilismo.
A Ronda #4 do Portugal Rally Series, nos dias 13 e 14 de setembro em Sever do Vouga, marcará a estreia do jovem piloto na competição. Depois de concluir o seu primeiro rali em Vouzela com um balanço positivo, Fontes acredita que o formato Rally Series será determinante para a sua evolução:
“É um modelo que atrai mais público, mais acessível, e para um piloto que procura quilómetros é uma oportunidade de testar e ganhar experiência. Para mim, quanto mais quilómetros completar, melhor. Fazer quatro passagens no mesmo troço, por exemplo, também me vai permitir melhorar notas, perceber melhor a que velocidade posso levar as curvas e evoluir para o próximo desafio.”
A paixão pelo automobilismo sempre esteve presente na sua vida. Embora tenha tirado a carta de condução há apenas sete meses, os simuladores foram a sua grande escola:
“Tudo o que aplico na condução real veio dos simuladores. Apesar da diferença de custos e maquinaria, acredito que começar na competição virtual pode ser uma porta de entrada para os ralis reais, com pilotos mais preparados.”
Recém-matriculado em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Francisco Fontes admite que este passo académico foi decisivo: “A minha entrada nos ralis surgiu depois de tentar a seleção do FPAK Junior Team. Não fui escolhido e percebi que ainda tinha muito a evoluir. Mas isso só me deu mais motivação. Falei com o meu pai e acordámos que, se conseguisse entrar no curso, teria a oportunidade de começar a competir.”
Além de contar com a experiência de Carlos Magalhães como navegador, há ainda outra particularidade com muita história neste projeto: o carro. A estreia do Lancia Ypsilon HF Racing marca o regresso de uma marca icónica e, para Francisco Fontes, tem um simbolismo especial:
“Juntar o nome Fontes, que tem muita história no automobilismo, a uma marca como a Lancia é a oportunidade perfeita para lançar a terceira geração da família.”
Com histórias como a de Francisco Fontes, a estreia do Lancia Ypsilon HF Racing e a intensa luta nas várias categorias, incluindo o troféu das 2 Rodas Motrizes, o Castrol Rally Series de Sever do Vouga promete ser o palco onde tradição e futuro se encontram, nos dias 13 e 14 de setembro.