Evans mantém liderança
(POR RICARDO NASCIMENTO)
O segundo dia no demolidor Rally Argentina voltou a fazer estragos, mas a competição entre os primeiros ficou mais próxima e tudo será decidido na derradeira etapa.
Elfyn Evans começou o dia a vencer, depois foi perdendo poucos segundos para a concorrência ao longo do dia, mas sem comprometer a liderança. No entanto, o britânico perdeu o difusor na penúltima especial do dia e começou a perder óleo no motor, acabando por ceder mais de 30s nas duas últimas especiais do dia.
Mads Østberg perdeu a segunda posição no inicio da manhã com problemas hidráulicos, voltou a perder mais posições quando perdeu o difusor numa passagem por uma ribeira, mas quando estava na quarta posição, o norueguês bateu numa pedra e danificou a suspensão na penúltima especial.
Thierry Neuville subiu à segunda posição no inicio do dia, ficou com alguns problemas na restante manhã, mas após resolvidos, o belga atacou forte à tarde e com os problemas de Evans, Neuville terminou o dia a 11,5s do britânico, acabando por ser o piloto mais rápido do dia.
Ott Tänak venceu duas especiais (uma delas empatado com Neuville), subiu para terceiro e aproximou-se do belga. No entanto, o estónio perdeu 7s no derradeiro troço do dia e o posto de piloto mais rápido do dia, após um excelente tempo de Neuville.
Sébastien Ogier nunca esteve confiante com o Fiesta WRC, especialmente nas zonas mais rápidas, onde se queixou de algo errado na parte posterior do carro. Trocou todos os componentes da traseira na assistência, mas os tempos continuaram a não surgir. O francês manteve a quarta posição, mas já está a 23,1s de Tänak e a 49,9s de Evans.
Jari-Matti Latvala perdeu mais alguns segundos neste segundo dia, mas subiu para quinto com o abandono de Østberg. O finlandês está a 34,7s de Ogier, mas também não tem ninguém atrás que o possa ameaçar.
Hayden Paddon também subiu uma posição, mas danificou a barra estabilizadora, acabando por penalizar 1 minuto no final do dia. No entanto, tal como Latvala, o neozelandês está confortável na sexta posição.
Juho Hänninen teve muitos problemas durante todo o dia, perdendo quase sempre 1 minuto por troço para os mais rápidos. Mesmo assim, o finlandês subiu duas posições com o abandono de Østberg e com um pneu furado no Fiesta WRC de Lorenzo Bertelli.
Dani Sordo conseguiu subir várias posições e terminou o dia na nona posição que lhe permite estar já nos lugares pontuáveis e esperar que consiga mais alguns na Power Stage.
A Citroën Racing está a ter mais um rally para esquecer, com Kris Meeke a voltar a capotar quando era o piloto mais rápido do dia e Craig Breen, nem começou a etapa, depois de ter sido detectada uma fuga de óleo no Citroën.
Pontus Tidemand continua calmamente na liderança do WRC2 com mais de 9 minutos de vantagem para Juan Carlos Alonso.
Com todos os principais pilotos do campeonato argentino a ficarem pelo caminho, a vitória ficou para Luis Arceluz num Mitsubishi Lancer Evo X.
VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (1); Elfyn Evans (7); Hayden Paddon (2); Thierry Neuville (3); Kris Meeke (2); Ott Tänak (2)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Elfyn Evans (SS2 a 15)
PRINCIPAIS ABANDONOS:
8 Craig Breen / Scott Martin (IRL/GBR) Citroën C3 WRC (caixa de velocidades na SS4/ fuga de óleo antes da SS10)
7 Kris Meeke / Paul Nagle (GBR/IRL) Citroën C3 WRC (danos de acidente após SS4/ capotou na SS14)
15 Valeriy Gorban / Sergei Larens (UKR/EST) Mini Cooper WRC (SS4)
CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO DIA