WRC

Neuville ganha por 0,7s sobre Evans

neuville copy(POR RICARDO NASCIMENTO)

Que grande final de rally na Argentina! Depois dos problemas do líder no dia anterior, ficou tudo em aberto para o derradeiro dia, para uma batalha que durou até ao último metro da Power Stage.

Elfyn Evans e Thierry Neuville entraram separados por 0,6s para a Power Stage, depois do belga ter recuperado mais terreno ao britânico nas duas primeiras especiais do dia, com este a ter problemas de travões desde o inicio do dia. Durante a P.S., Evans passou no split com 3,1s de vantagem para Neuville, mas o piloto da DMACK deu um toque numa ponte estreita, perdendo a vantagem que tinha para o belga e acabou por perder o rally por apenas 0,7s.

Ott Tänak também fez um excelente rally, aliás, tal como tem sido o inicio da sua temporada com excepção da Córsega. O estónio terminou de novo no pódio a 29,9s de Neuville e voltou a dar preciosos pontos para a M-Sport que já tem 22 pontos de vantagem sobre a Hyundai.

Sébastien Ogier esteve muito apagado para o que estamos habituados a ver, mas o francês continua na liderança do campeonato mas viu Neuville aproximar-se mais um pouco na tabela com menos 18 pontos.

Jari-Matti Latvala não venceu qualquer especial na Argentina, o que não acontecia desde 2007. O finlandês levou o Yaris até ao final no mesmo quinto lugar que tinha alcançado ontem e também ele manteve o segundo lugar no campeonato, mas agora só tem 2 pontos de vantagem para Neuville.

Hayden Paddon voltou a ter um dia com problemas. O neozelandês esperava obter alguns pontos na Power Stage, mas o Hyundai ficou sem direção assistida logo no inicio da especial, não conseguindo o seu objetivo, mas terminou o rally na mesma sexta posição.

Depois de tantos problemas no turbo nos dois primeiros dias, Juho Hänninen teve hoje um dia mais tranquilo e também ele conseguiu levar o Toyota ao final.

Lorenzo Bertelli abandonou no penúltimo troço e Dani Sordo aproveitou para subir mais uma posição. No entanto, o espanhol voltou a ter azar no derradeiro dia quando acabou por destruir o pneu dianteiros direito na Power Stage que impediu o espanhol de tentar alguns pontos extras.

Mads Østberg obteve os primeiros 2 pontos da temporada, depois de um excelente inicio de rally. Apesar de tudo, o norueguês gostou da sua performance e mostrou-se confiante para o próximo desafio que será o Rally de Portugal.

Pontus Tidemand fez hoje um passeio de domingo para levar o Skoda à terceira vitória da temporada, voltando desta forma para a liderança no campeonato WRC2.

Craig Breen conseguiu fazer toda a etapa, mas soube a pouco ao jovem irlandês que queria conhecer o rally para futuras participações. Apesar de tudo, Breen ainda conseguiu marcar os únicos 6 pontos para Citroën num fim-de-semana para esquecer.

VENCEDORES DE TROÇOS:
Sébastien Ogier (1); Elfyn Evans (7); Hayden Paddon (2); Thierry Neuville (4); Kris Meeke (2); Ott Tänak (3)
LÍDERES DO RALLY:
Sébastien Ogier (SS1); Elfyn Evans (SS2 a 16); Thierry Neuville (SS17)
POWER STAGE:
1º Thiery Neuville; 2º Elfyn Evans; 3º Ott Tänak; 4º Sébastien Ogier; 5º Jari-Matti Latvala

PRINCIPAIS ABANDONOS:
8 Craig Breen / Scott Martin (IRL/GBR) Citroën C3 WRC (caixa de velocidades na SS4/ fuga de óleo antes da SS10) rally2
7 Kris Meeke / Paul Nagle (GBR/IRL) Citroën C3 WRC (danos de acidente após SS4/ capotou na SS14)
15 Valeriy Gorban / Sergei Larens (UKR/EST) Mini Cooper WRC (SS4)
14 Mads Østberg / Ola Fløene (NOR) Ford Fiesta WRC (suspensão na SS14)
37 Lorenzo Bertelli / Simone Scattolin (ITA) Ford Fiesta WRC (SS17)

PONTUAÇÃO WRC:
1º Ogier (102); 2º Latvala (86); 3º Neuville (84); 4º Tänak (66); 5º Sordo (51); 6º Evans (44); 7º Breen e Paddon (33); 9º Meeke (27); 10º Hänninen (15)

PONTUAÇÃO WRC2:
1º Tidemand (75); 2º Mikkelsen (50); 3º Camilli (46); 4º Suninen (36); 5º Guerra e Heller (27), 7º Veiby (25); 8º Kopecký (24); 9º Bergkvist e Alonso (18)

PONTUAÇÃO EQUIPAS:
1º M-SPORT WRT (162); 2º HYUNDAI MOTORSPORT (140); 3º TOYOTA GAZOO RACING (99); 4º CITROËN TOTAL ABU DHABI WRT (77)

CLASSIFICAÇÃO FINAL
argentinadia3clas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo