Rafael Botelho 3º Classificado Absoluto no Rali “Ilha Azul “
A terceira prova do Campeonato de Ralis dos Açores, o 29º Rali Ilha Azul “Além Mar” que decorreu na Ilha do Faial nos dias 1 e 2 de Junho, foi mais um ponto alto na carreira do jovem piloto micaelense Rafael Botelho, terminando a prova no 3º lugar do pódio final.
O Rali organizado pelo CAF – Clube Automóvel do Faial, com 23 pilotos inscritos, que evoluíram nos rápidos e muito exigentes troços da ilha do Faial e que começaram por dar um excelente espetáculo na “Super Especial” na Praia do Almoxarife que contou com uma moldura humana muito interessante, o que registe-se com agrado já vem senho hábito.
Tal como nas duas primeiras provas do Campeonato, esperava-se um ritmo muito forte entre as viaturas de tração simples, tendo em conta a evolução e rapidez dos pilotos presentes. A primeira parte do Rali não correu da melhor maneira a “Rafa”, perdendo preciosos segundos na especial de abertura e entrando demasiado cauteloso nos dois primeiros troços de sábado, perdendo, assim, o contacto próximo com o líder. Nas segundas passagens Rafa e Raimundo voltaram ao ritmo que já apresentaram este ano e mostraram muita rapidez e uma dinâmica bastante intensa.
A dupla da Rafa Motorsport registou um tarde de grande nível, como destaque para a vitória na primeira passagem pelo maior troço deste Rali Ilha Azul (cerca de 18 km). O jovem piloto micaelense melhorou significativamente todos os seus tempos nos troços do Faial, registando um ganho 1.25 s/Km. Deste modo, é notória a grande evolução de Botelho, estando cada vez mais competitivo e com uma aproximação constante aos tempos de topo. Neste momento a margem é muito curta para os tempos de referência, naqueles troços em que o piloto não vence.
Contas feitas, a dupla do Citroen DS3 R3T que está prova levou nas portas o número 4, venceu o grupo RC3, 2º lugar 2RM, o 3º lugar absoluto e terminou o seu 36º rali consecutivo
Para Rafa, ” a classificação desta prova é extraordinária, pois é apenas o meu segundo pódio absoluto no Campeonato dos Açores de Ralis. Obviamente que o 3º lugar alcançado foi fruto dos percalços do Luis Rego e do Pedro Vale, mas consegui manter o meu ritmo forte ao longo da prova e, assim, aproveitar esta oportunidade para registar mais um momento muito importante na minha carreia. A nível das 2 Rodas Motrizes, que é o meu principal foco, fiquei algo triste porque faltou-me consistência desde do primeiro metro. Não entrei com a rapidez necessária para andar mais perto da vitória. Levei dois troços e a super especial até entrar no ritmo certo, andamento que depois se comprovou ser de excelência, pois permitiu rodar sempre no topo dos tempos. Estes são ralis curtos, portanto qualquer atraso é difícil de recuperar e infelizmente foi isso que aconteceu. Por outro lado, estou satisfeito com aquilo que tenho dito e sentido, fruto do trabalho com minha a equipa e patrocinadores, é um trabalho de constante evolução e consistência, pois melhorei muito todos os tempos que tínhamos qui no Rali do Faial.
