Eventos

Em momento de decisões

touotafiA TOYOTA GAZOO Racing Iberian Cup, uma das competições mais emocionantes do programa de ralis de alta competição da atualidade, voltará ao ativo este fim de semana (3 e 4 de novembro) com o Rally La Nucia-Mediterrâneo Trofeu Costa Blanca. Será a última prova da temporada que os Toyota GR Yaris RZ Cup disputam em asfalto e a penúltima do campeonato, à qual chegam dois pilotos empatados na tabela classificativa.

Sergi Francolí (CSM Automoció), que desistiu no Rally Vidreiro, a última prova disputada em Portugal, perdeu a liderança para Dani Berdomás (Grupo Breogán), que conquistou uma vitória que lhe serviu para ascender ao topo da classificação geral. Embora ambos os pilotos se encontrem empatados (103 pontos), o galego está em vantagem, já que acumula três vitórias, enquanto Francolí tem duas. Os dois partem como favoritos para a discussão da vitória, embora não se lhes anteveja uma tarefa fácil, face à forte oposição dos seus rivais.

Bruno Bulacia (CSM Automoció), terceiro na classificação geral e que também desistiu no Rally Vidreiro, é outro dos pilotos que já logrou subir uma vez esta época ao lugar mais alto do pódio e, apesar dos 17 pontos que o separam do primeiro lugar, ainda tem opções matemáticas de lutar pelo título na competição monomarca organizada pela Toyota Espanha, Toyota Caetano Portugal e MSI. Pelo menos, já tem assegurado o primeiro lugar na categoria Junior (menos de 24 anos).

Alberto Monarri (IPPON Motor Vallés), um dos pilotos mais regulares da temporada e com mais experiência na TGR Iberian Cup, está na quinta posição (74 pontos). O madrileno tem agora a oportunidade de superar Ricardo Costa (Macedo & Macedo GTW Racing), que não se inscreveu nesta prova e do qual o separam três pontos.

Javi Villa (Asturhíbrido), que está a fazer uma temporada em crescendo, ocupa a sexta posição da tabela classificativa (67 pontos), depois do seu segundo lugar na última prova. O asturiano será um dos aspirantes ao pódio em La Nucía, já que é em asfalto que se revela mais competitivo e já o comprovou, dada a sua experiência no Campeonato de Espanha de Montanha em que conquistou o título por nove ocasiões.

Pedro Lago (Toyota Caetano Auto), que também somou importantes pontos para a classificação geral ao terminar em quinto o último rali, será o único representante português, face à mencionada ausência de Costa e também à de Miguel Campos (Macedo & Macedo GTW Racing), que sofreu um forte acidente no Rali Vidreiro.

José Carlos Mulero (Labasa), Joan Sabater (CSM Automoció) e Antonio Sainz (KOBE Motor), o irmão do bicampeão do mundo de ralis, Carlos Sainz, voltam a integrar a lista de inscritos, a que se juntam Albert Llovera (Grupo La Grajera) e Pierre Lafay (CHL Sportauto), depois das ausências em Portugal.

O Rally La Nucía celebrará a partida protocolar esta quinta-feira. Na sexta-feira (dia 3) e sábado (dia 4) disputam-se as 12 provas de classificação previstas, somando um total de 151,45 km cronometrados. Esta prova é pontuável para o Supercampeonato de Espanha de Ralis e conta entre os participantes com Jos Verstappen. O pai do recém coroado Campeão do Mundo de Fórmula 1, Max Verstappen, compete com um Rally2, uma categoria em que no próximo ano a Toyota procura estar presente.

Os Pilotos da TOYOTA GAZOO Racing participam esta quinta-feira numa ação de formação de primeiros socorros com o objetivo de melhorar a segurança nos ralis. No mesmo dia, as equipas participantes doarão produtos alimentares a uma ONG.

Mais informações em: https://www.toyotagazooracingiberiancup.com/

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo