MundialWRC

Solberg surpreende tudo e todos (Rally da Estónia – 2ª etapa)

Oliver Solberg está prestes a alcançar um triunfo histórico no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, depois de ter ampliado a sua vantagem durante a rapidíssima penúltima etapa do Delfi Rally da Estónia, no sábado.

O jovem sueco de 23 anos, que participa nesta prova ao volante de um Toyota GR Yaris Rally1 numa participação pontual fora da sua campanha habitual no WRC2, levará uma vantagem de 21,1 segundos para a derradeira etapa de domingo, composta por três especiais. Caso vença, Solberg juntar-se-á a um restrito grupo de pilotos que triunfaram na estreia com uma nova equipa ao mais alto nível dos ralis.

Desde sexta-feira de manhã que Solberg lidera a classificação e, no sábado, somou mais quatro vitórias em especiais, aumentando calmamente a sua vantagem, que passou de 12,4 segundos ao longo dos 125 quilómetros cronometrados do dia.

Alterações feitas durante a noite à afinação do seu GR Yaris devolveram-lhe a confiança, permitindo-lhe registar os melhores tempos em três das quatro especiais da manhã. Já à tarde, a sua abordagem passou a ser mais cautelosa, gerindo os riscos nas classificativas em redor de Otepää e Kanepi — levantando ligeiramente o pé, mas perdendo muito pouco tempo face aos adversários diretos.

“Foi um dia absolutamente incrível”, afirmou Solberg, filho de Petter Solberg, campeão mundial em 2003. “Ritmo muito consistente, sem erros, apenas a tentar manter tudo limpo. Não era o plano alargar a vantagem, mas olha, é fantástico.

“Estou apenas a fazer o meu trabalho, a tentar fazer cada especial o melhor e mais limpo possível, sem erros — e hoje não houve erros. Eles vêm a atacar forte atrás, e eu sinto isso — está tudo muito renhido.”

Atrás de Solberg alinham nada menos do que três campeões do mundo, liderados por Ott Tänak, vencedor do título em 2019. O herói local, aos comandos de um Hyundai i20 N Rally1, está envolvido numa intensa luta com o seu colega de equipa Thierry Neuville pelo segundo lugar. Os dois trocaram de posição seis vezes ao longo do dia, com Tänak a terminar 4,0 segundos à frente do belga.

A vantagem de Tänak podia ter sido maior, não fosse uma perda de tempo após um pião provocado por um toque num fardo de palha numa chicane logo na primeira especial do dia, que lhe custou cerca de sete segundos.

Kalle Rovanperä, vencedor por três vezes do Delfi Rally da Estónia e campeão do mundo em 2022 e 2023, terminou o dia em quarto. Apesar de forçar o ritmo dentro do que considera confortável, o finlandês admitiu que teve dificuldades em acompanhar os da frente.

“É essa a dura realidade — a velocidade é a que é”, disse. “Tentámos ser rápidos, mas estamos longe. Estou sempre a puxar, sem erros.”

Rovanperä conseguiu ainda assim aumentar a sua vantagem face a Adrien Fourmaux, da Hyundai, que subiu a quinto lugar depois de ultrapassar Takamoto Katsuta no início de sábado. Fourmaux terminou o dia com 8,6 segundos de avanço sobre o piloto japonês, que à tarde reportou “algo estranho no carro”. Katsuta ocupa agora a sexta posição, com apenas 13,6 segundos de vantagem sobre o seu colega de equipa e líder do campeonato, Elfyn Evans, que completou um dia consistente em sétimo.

Sami Pajari manteve-se isolado no oitavo lugar com o seu Toyota, confortavelmente à frente dos Ford Puma Rally1 da M-Sport de Mārtinš Sesks e Josh McErlean, que completam o top 10.

A etapa final de domingo inclui pouco mais de 60 quilómetros cronometrados, começando com Hellenurme antes de duas passagens por Kääriku. A segunda passagem será o palco da Wolf Power Stage, que encerra o rali e atribui pontos de bónus para o campeonato.

COMANDANTES SUCESSIVOS
Thierry Neuville (Pec 1); Oliver Solberg (Pec 2 a 17)

VENCEDORES DE TROÇOS
Thierry Neuville (4); Ott Tänak (5); Oliver Solberg (7); Adrien Fourmaux (1)

CLASSIFICAÇÃO 2ª ETAPA
1º Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR YARIS Rally1) 2h08m05.4s
2º Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +21.1s
3º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +25.1s
4º Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) +51.6s
5º Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +1m08.2s
6º Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +1m16.8s
7º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +1m30.4s
8º Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +2m14.5s
9º Mārtiņš Sesks/Renārs Francis (Ford Puma Rally1) +2m48.5s
10º Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) +4m13.6s

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo