CPRNacional

“A Madeira não tem sido propriamente um terreno feliz para mim”, Kris Meeke

Num dos pontos altos da temporada, a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal apresenta-se na máxima força para tentar o triunfo, com Kris Meeke e Stuart Loudon focados nos primeiros lugares.

Após uma exibição dominadora no Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão, a TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal prepara-se agora para enfrentar um dos maiores desafios da temporada: o Rali da Madeira, sexta prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2025 e evento também pontuável para o European Rally Trophy, de 31 de julho a 2 de agosto.

Apesar de uma penalização pós-prova ter retirado a vitória a Kris Meeke e Stuart Loudon por escassos 0,5 segundos, a dupla britânica demonstrou novamente toda a performance do GR Yaris Rally2, desta vez em pisos de asfalto, vencendo oito dos 12 troços e dominando grande parte do rali. Essa exibição reforça a confiança da equipa para a prova madeirense. Kris Meeke e Stuart Loudon lideram os campeonatos de condutores e navegadores, com cinco pontos de vantagem e a Toyota é claramente líder no campeonato por marcas com 41 pontos de distância para a concorrência.

O Rali da Madeira é uma das rondas mais icónicas e desafiantes do calendário, com um total de 177,56 km cronometrados, distribuídos por 13 especiais ao longo de duas etapas e seis secções, num traçado técnico e montanhoso que exige precisão, ritmo e resistência. Não será a primeira vez que as deslumbrantes estradas madeirenses verão o GR Yaris Rally2 a passar, tendo sido o palco da estreia nacional em asfalto, logo com um excelente resultado, evidenciado todo o potencial da máquina nipónica. 

Kris Meeke, motivado, mas cauteloso

Apesar da motivação e do bom momento competitivo, Kris Meeke mantém os pés assentes na terra ao falar do seu histórico na Madeira, numa prova que não tem sorrido ao piloto britânico. Meeke tem sido o piloto mais rápido da temporada 2025, mas olha para a jornada que se avizinha com cautela e com sentido de responsabilidade:

“A Madeira não tem sido propriamente um terreno feliz para mim. A primeira vez foi em 2009 e foi complicado. Desde então acumulei mais duas participações em que a sorte não esteve do meu lado. Este ano, trago mais experiência e, acima de tudo, um carro que adoro. O GR Yaris Rally2 foi incrível em Castelo Branco, talvez até melhor em asfalto do que em terra. Claro que sei que os pilotos portugueses conhecem muito bem estes troços, pois fazem esta prova há 20 anos, por isso o desafio será enorme. Mas estou muito contente por voltar à Madeira e dar tudo por um bom resultado.”

A TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal parte para a Madeira com o objetivo claro de transformar a boa forma recente em vitórias, num rali onde a concorrência será forte e altamente conhecedora do terreno. A fiabilidade do GR Yaris Rally2 e a consistência da dupla Meeke-Loudon serão novamente trunfos-chave para um resultado de topo. No entanto o cartaz está recheado de grandes nomes nacionais e internacionais, sendo palco da sexta jornada do European Rally Trophy, pelo que a exigência será redobrada.

A equipa está determinada em continuar a escrever uma temporada de excelência, mantendo o foco e a ambição intactos numa das provas mais prestigiadas do panorama europeu de ralis.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo